Debate entre reitores da UFPel e UFRGS marca manhã do Encontro de Servidores

DSC_1970DSC_1692Os harmoniosos passos da dança e da inclusão deram brilho especial à abertura do segundo dia de atividades do Encontro de Desenvolvimento de Servidores da UFPel, na manhã desta quinta-feira (12): foi a apresentação Downdança, do Projeto Carinho, da Escola Superior de Educação Física.

Em seguida, um debate entre os reitores das Universidades Federais de Pelotas e do Rio Grande do Sul trouxe o tema “Planejamento e Desenvolvimento Institucional na Universidade Pública”. Mauro Del Pino e Carlos Alexandre Netto fizeram suas colocações mediados pela vice-reitora da UFPel, Denise Gigante.

A principal pauta levantada foi a implantação de Planos de Desenvolvimento Institucional, em um momento em que a UFPel implementa o seu primeiro, ao passo em que a UFRGS pensa o seu segundo e colhe os frutos vindos do anterior.

Netto deu destaque às conquistas adotadas pelo PDI em sua universidade, especialmente no que tange às políticas de gestão de pessoas. Entre as ações pontuadas pelo reitor, está a criação da Escola de Desenvolvimento de Servidores, que trabalha na perspectiva de oferecer especialmente a educação formal aos trabalhadores que não possuam ensinos fundamental ou médio: “É inadmissível que uma instituição de ensino tenha pessoas nessa condição”, sentenciou.

O reitor de Pelotas afirmou ser muito bom contar com a experiência de uma universidade que já tenha um PDI. “A gente pode assim observar algumas estratégias para a qualificação da universidade”, explicou Del Pino. Ele explicou o processo que culminou na elaboração do documento, a partir da Constituinte Universitária, mas que acabou sendo formalizado antes.

O momento foi finalizado com abertura de espaço para comentários e debates, no qual o líder da UFPel destacou que o próximo passo do PDI é a implantação dos planos individuais de cada unidade administrativa e acadêmica.

Publicado em 12/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.