Enfermagem dá início às comemorações dos 40 anos com evento

DSC_0060A Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) completa, em agosto deste ano, 40 anos formando profissionais para o cuidado. A data marcante começou a ser celebrada nesta quarta-feira (11), quando a comunidade acadêmica reuniu-se para a Semana da Enfermagem.  O encontro tem como tema “A Enfermagem em Diferentes Cenas e Cenários: 40 anos de ensino e cuidado da FEN – UFPel”.

DSC_0168Durante dois dias, o evento recebe, como palestrantes e convidados especiais, egressos do curso que atuam em diferentes âmbitos. Com a proposta de reflexão sobre o papel da Faculdade e a atuação desses profissionais formados na UFPel, o evento traz enfermeiros que atuam na gestão acadêmica, nas secretarias Municipal e Estadual de Saúde, na atuação básica, em Centros de Atenção Psicossocial, unidades de internação, coordenação de serviços de enfermagem hospitalar, gestão de serviços de atenção domiciliar, entre outros cenários. “Vamos olhar para a nossa história e quem vai contá-la serão esses protagonistas”, destacou a presidente da comissão organizadora do evento, professora Rosani Manfrin Muniz.

DSC_0042A diretora da Faculdade de Enfermagem, professora Vanda Jardim, salientou que a ocasião é uma oportunidade para uma discussão rica que comemore os 40 anos de envolvimento com a saúde de Pelotas e região. Para a representante da Secretaria Municipal de Saúde, enfermeira Eliédes Ribeiro, os 40 anos do curso são sinônimo de 40 anos de parceria na construção da saúde.

DSC_0046O coordenador adjunto da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde, Gabriel Andina, destacou o papel do enfermeiro, sua capacidade técnica e empenho para o trabalho desenvolvido pela CRS. Além disso, fez votos para um futuro de avanços, em termos de estrutura adequada para o trabalho, valorização salarial e ampliação do reconhecimento.

Na abertura do evento, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, pontuou a dedicação extrema desses profissionais e o diferencial que trazem em sua formação, pontos que se combinam para gerar altos índices de satisfação entre aqueles que recebem seus cuidados – como os 97% de satisfação registrados entre os usuários do Hospital Escola da UFPel. “O serviço prestado por esses profissionais nos permite isso, que também se deve à história da Faculdade”, observou, elogiando ainda o foco do encontro, que reúne egressos da UFPel em diferentes atividades, expondo trajetórias e perspectivas variadas aos estudantes. “Esses convidados dividirão suas experiências no complexo sistema de saúde brasileiro, que também deve seu sucesso a eles. Temos muito o que celebrar”, parabenizou.

A programação completa do evento está disponível aqui. As atividades estão ocorrendo no Auditório do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL).

Publicado em 11/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.