Curso de Farmácia participa da Semana do Uso Racional de Medicamentos

uso_racional_idososO curso de Farmácia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está participando da Semana do Uso Racional de Medicamentos do Rio Grande do Sul, que ocorre de 5 a 11 de maio. A ação é motivada pelo Conselho Regional de Farmácia do Rio Grande do Sul, por meio de concurso lançado entre as Universidades do estado.

A ação será realizada com o apoio da Farmácia Extractus e com dois Asilos de Pelotas. A programação envolverá, além de distribuição de folder e orientações acerca do uso de medicamentos, durante toda a semana, também a realização de um Bingo e uma Roda de Conversas.

A distribuição dos materiais informativos aos usuários da Farmácia Extractus teve início no dia 6 e permanecerá até o dia 11. Com o slogan: o maior prêmio é a sua qualidade de vida, o Bingo do Uso racional de Medicamentos será realizado no auditório da Farmácia Extractus no dia 10, das 14 às 17h. Na ocasião, será realizada uma atividade educativa com idosos do Lar Assistencial São Francisco de Assis. A ação será trabalhada com muita ludicidade através de um jogo divertido e interativo. Na ocasião, serão sorteados brindes e realizados cuidados faciais.

A Roda de Conversas será realizada no Asilo de Mendigos de Pelotas no dia 11, das 15h30min às 17h. Terá como foco o uso racional de medicamentos e melhora da qualidade de vida, numa atividade informal e acompanhada de música. De acordo com a coordenadora do curso de Farmácia, professora Maria Cristina Werlang, as atividades serão realizadas por acadêmicos e docentes do curso de Farmácia, contando com o apoio da equipe da Farmácia Extractus, conduzido pela farmacêutica Andreia Rodrigues.

Com a realização destas atividades, a equipe envolvida espera que além de ser uma grande oportunidade para orientar os idosos quanto ao uso racional de medicamentos e promover uma melhor qualidade de vida, também possibilitará aos acadêmicos sua inserção no contexto social da comunidade, em especial aos idosos, possibilitando uma visão de como eles devem se comunicar como os usuários de medicamentos, quais suas dúvidas, realidades e percepções.

Publicado em 09/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.