Professores visitam obras de prédio de PPGs em Ciências Humanas e Sociais

DSC_1299DSC_1329DSC_1358Coordenadores e diretores ligados aos Programas de Pós-Graduação (PPGs) nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) fizeram nesta quinta-feira (5) uma visita à obra do prédio em frente ao Instituto de Ciências Humanas. O local abrigará uma grande biblioteca desses segmentos e as salas multiuso para os PPGs. Na ocasião, os docentes estiveram reunidos com a reitoria para tratar da constituição e instalações do Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas.

Na reunião, definiu-se que, para a institucionalização do Centro, os 13 PPGs que o compõem irão elaborar um regimento, com apoio da reitoria e posterior encaminhamento para análise e aprovação pelo Conselho Universitário. Na ocasião, a reitoria afirmou o compromisso de atender a demanda pela construção de um segundo prédio – que seria localizado no mesmo terreno -, para abrigar o Centro. O interesse dos docentes é ter um espaço físico e intelectual de referência na área de humanidades. Para esta edificação, ainda é necessária a captação de recursos.

Obras
Durante a visita, os professores observaram o andamento das obras do prédio que abrigará biblioteca e salas dos PPGs, que estão aceleradas. O prédio tem dois pavimentos e área construída de 2.474 metros quadrados. A iniciativa é inédita pelo trabalho articulado e integrado que ocorre entre os programas de pós-graduação. Uma das estruturas externas já existentes será reformada para abrigar um espaço de convivência.

A obra está orçada em quase R$ 5 milhões, sendo R$ 900 mil de recursos próprios da UFPel e R$ 3,9 milhões da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. A obra deverá estar pronta até a primeira quinzena de dezembro.

Publicado em 06/05/2016, nas categorias Destaque, Notícias.