Espetáculo do curso de Teatro estreia no final de semana

DSC03086ADELA, espetáculo teatral realizado a partir do texto Women’s White longs sleeve sports shirts, do dramaturgo argentino Daniel Veronese com tradução de André Carreira, da UDESC, estreia no próximo final de semana na Sala Carmen Biasoli, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). O espetáculo, realizado como exercício da disciplina de Interpretação Teatral I, sob responsabilidade do professor Adriano Moraes, será apresentado nos próximos 30 de abril e 1º de maio, às 20h, na Sala Carmen Biasoli (Rua Almirante Tamandaré, 301) com entrada gratuita.

DSC03102Adela é o nome da personagem central da obra de Veronese, que conta também com mais três personagens: Sr. Carve, vizinho de Adela, Josefina, irmã de Adela e o marido de Josefina, cunhado de Adela. No espetáculo, criado por seis atrizes e um ator, a personagem Adela é interpretada por todas as atrizes. Dessa forma, os espectadores conhecem o universo de Adela por meio de seis interpretações específicas.

O texto de Veronese apresenta uma mulher solitária em estado de desequilíbrio emocional. Não há clareza sobre a motivação para o desequilíbrio de Adela. Por conta disso, há inúmeras interpretações possíveis. No espetáculo-exercício Adela é apresentada como uma mulher perturbada em função de ser vítima de violência sexual. Os personagens masculinos cerceiam a liberdade de Adela por meio de uma presença impositiva e a irmã se apresenta como conivente à situação.

A proposta de interpretação de ADELA foi construída para que as/os estudantes da disciplina de Interpretação Teatral possam experimentar o método de ações físicas, desenvolvido na Rússia entre o final do século XIX e início do século XX por Stanislavski e Nemiróvich-Dânchenko. Conforme explica o professor, essa é a poética teatral mais difundida no ocidente por conta de ter sido o modo de atuação mais adequado ao cinema, principalmente o ligado à indústria cinematográfica norte-americana.

Integram o elenco de ADELA: Athila Cassuriaga, Eliziane Hernandes, Patricia Lopes, Roberta Postale, Shaiane Molina, Verônica Díaz e Grazielle Bessa. Os figurinos são de Larissa Martins. A iluminação é de Ederson Pestana. A direção geral é do professor Adriano Moraes.

Publicado em 28/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.