Universidade da Terceira idade inicia suas aulas

DSC_0003DSC_0006Ao caminhar pelo corredor, se aproximando de uma das salas, quem chega ouve algumas conversas animadas e pensa se tratar de mais uma turma de calouros da Universidade Federal de Pelotas. E não está enganado: são os novos alunos da Universidade Aberta à Terceira Idade, que iniciou suas aulas no dia 11 deste mês.

A UNATI é um projeto da Universidade Federal de Pelotas com participação de professores e servidores da Instituição. O projeto consiste em integrar pessoas idosas à vida acadêmica, ofertando melhor qualidade de vida a eles, além de estimular a continuidade dos estudos. Segundo a professora Lorena Gill, assessora da reitoria da Universidade, “a UNATI visa o resgate da auto estima de seus alunos, fazendo com que eles criem um vínculo com a comunidade da UFPel”.

Foram recebidas 361 inscrições para as 60 vagas disponíveis neste projeto piloto do Programa de Desenvolvimento Institucional, que em breve deve ser aprovado pelo Conselho Universitário. Um dos ocupantes dessa vaga é o senhor Tito Luiz Machado, professor aposentado. Ele está fazendo aula em dois cursos dos seis ofertados e diz ter se interessado em participar, pois entende que os cursos são “bons para desenvolver a memória e aprender bastante coisas novas”. Tito, que é o único aluno do gênero masculino na turma da aula de Leitura, Escrita e Moda, diz estar achando muito enriquecedor o curso, mesmo estando apenas na sua segunda aula. A professora da turma de Seu Tito, Vanessa Doumid Damasceno, do Centro de Letras e Comunicação, diz que os alunos são “muito interativos e receptivos. O que os traz aqui é a vontade de pertencimento ao ambiente acadêmico, mas com pessoas da mesma idade deles”.

Os cursos ofertados nesse semestre pela UNATI são: A Leitura, a Escrita e a Moda: Três Aliadas na Compreensão do Mundo; Oficina de Memória; Educação Patrimonial; Neuróbica e Informática Cultural.

Publicado em 19/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.