Retomada de atividades da Escola da Inclusão é marcada por confraternização

DSC_0693Na tarde desta segunda (18), integrantes, mães e professores da Escola da Inclusão reuniram-se no Campus Anglo da UFPel para uma confraternização em decorrência da retomadas das atividades em 2016. A Escola da Inclusão é uma iniciativa que acontece deste maio de 2015, quando a Universidade acolheu a Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad), formada por pessoas que, devido à idade, não são atendidos rede regular de ensino, nem na especializada.

Na Escola de Inclusão, estes alunos realizam diversas oficinas onde desenvolvem habilidades de socialização, alfabetização e atividades artísticas. Neste ano, o total de atendidos é de 26 jovens e adultos. Além disso, os integrantes recebem atendimento de saúde através do posto médico do Campus Capão do Leão.

Marli dos Santos, mãe do jovem Edson e presidente da Associação, explica que entre os objetivos da escola estão trabalhar a criatividade, o lazer, a cultura e a educação. Além das atividades realizadas por alunos da UFPel, eles também realizam passeios culturais. “Antes da viagem, eles ficam sabendo para onde irão e o que irão fazer. Quando voltam, eles fazem a memória do passeio”, comenta.

O projeto também se estende às mães que, enquanto os filhos estão na sala de aula, ficam em outro espaço realizando trabalhos de artesanato que são destinados a instituições assistenciais. “A ideia é fazer da Escola de Inclusão um centro de referência no atendimento ao jovem e adulto com necessidades especiais”, diz a presidente.

A coordenadora do PET Diversidade e Tolerância, Lorena Gill, vê com otimismo o projeto que passou por muitos desafios. Ela conta que no início um dos grandes desafios era oferecer um local apropriado para a implantação do projeto e que o Anglo não era uma alternativa simpática ao grupo devido à distância, mas que, aos poucos foi conquistando a satisfação do grupo. “Neste ano conseguimos outro local para as atividades, mas eles decidiram permanecer no Anglo”, relata.

Publicado em 19/04/2016, na categoria Notícias.