PPG Artes Visuais promove o encontro “Página (des) gravada”

Pagina desgravadaO Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) recebe nesta terça-feira (19), às 16h30min, a artista e professora Raquel Stolf. Será dela a fala “Página (des) gravada”, que ocorre no Auditório 2 do Centro de Artes (rua Álvaro Chaves, 65).

Raquel Stolf
Artista plástica e professora na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nos cursos de Artes Visuais e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.

Coordena o grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais (UDESC/CNPq) junto com Regina Melim, sendo também pesquisadora do grupo Veículos da Arte (UFRGS/CNPq).

Menção Honrosa no Prêmio Capes de Tese Edição 2012, na área de Artes/Música, com a pesquisa de doutorado Entre a palavra pênsil e a escuta porosa [investigações sob proposições sonoras], com orientação de Hélio Fervenza.

Vem participando de várias exposições, propostas e eventos artísticos, individuais e coletivos.

Coordena desde 2006 o selo independente Céu da boca, pelo qual vem editando suas publicações impressas e sonoras, como: Troca de sabonetes (2013), Assonâncias de silêncios [coleção] (2010), FORA [DO AR] (2004), Lista de coisas brancas – coisas que podem ser, que parecem ou que eram brancas (2001).

Co-editou a Revista Recibo 33 com ruído, com Traplev, em 2012, e a publicação PLUVIAL FLUVIAL, com Claudia Zimmer, em 2013. Vem propondo e coordenando publicações experimentais coletivas no CEART-UDESC, como o projeto Sofá (2003-2011), a publicação Membrana (2005-2013), Criptocrocante (2012), entre outras participações em projetos de publicações, como Entre ser um e ser mil: o objeto livro e suas poéticas (org. Edith Derdyk, Ed. Senac São Paulo, 2013), Cadernos de desenho (org. Aline Dias, Corpo Editorial, 2010) e Ciranda (org. Paulo Silveira, Ed. UFRGS, 2005).

Atua na área de Artes e vem investigando processos de escrita e situações de escuta na construção de projetos, proposições e publicações e suas articulações/desdobramentos em desenhos, fotografias, textos, vídeos, instalações, intervenções e ações.
Páginas pessoais: http://www.raquelstolf.com e http://soundcloud.com/raquelstolf.

Publicado em 19/04/2016, na categoria Notícias.