PET Conservação e Restauro promove Aula Inaugural

aula_conservacaooO Programa de Educação Tutorial (PET) Conservação e Restauro da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove nesta segunda-feira (18), às 19h, uma Aula Inaugural. O tema será “Diário de viagem: arte, cultura e restauro monumental na Catalunha”, trazido pela professora Luiza Neitzke de Carvalho. A atividade será no Prédio Canguru, na rua Lobo da Costa, 1.877.

De acordo com a palestrante, uma viagem sempre renova a vontade e o fôlego, contribui com a formação, inspira ideias e novas maneiras de significar nossas vidas e os papeis que desempenhamos. “Se uma viagem a passeio já é maravilhosa, uma viagem de estudos pode ser fantástica e apresentar os lugares mais inusitados. Foi o que aconteceu durante uma viagem especial, desfrutada na Catalunha”, disse. O roteiro incluiu a apreciação e o estudo de importantes intervenções de restauração no Palau Güell de Gaudí em Barcelona, no Monastério Cistercense de Poblet, e nas ruínas consolidadas do Monastério de Escaladei em Tarragona, ambos do século XII.

A viagem de estudos foi uma iniciativa dos cursos de História da Arte e de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do curso de extensão Metodologia da Investigação em História da Arte e da Arquitetura Módulo II: O Restauro Monumental na Catalunha e ocorreu entre os dias 14 e 21 de fevereiro com a participação da Historiadora da Arte Raquel Lacuesta Contreras.

Nessa Aula Inaugural, Luiza irá compartilhar as alegrias de estudar arte, arquitetura, e restauração e o aprendizado nas visitas ao Serveis de Patrimoni Arquitectònic Local (SPAL – Barcelona) e à Escuela Superior de Conservació i Restauració de Bens Culturals de Catalunya. “Para fazer jus à aventura que toda boa viagem tem que ter, mostraremos o percurso pelo Rosário Monumental de Montserrat, um museu de esculturas ao ar livre, localizado em uma montanha a 720 metros acima do nível do mar”, adianta.

A atividade contará como presença aos alunos que tiverem aula neste dia, e como certificado de horas aos demais.

Publicado em 18/04/2016, na categoria Notícias.