Conselho de Saúde visita a UFPel para aproximar ações

DSC_0687Integrantes do Conselho Municipal da Saúde (CMS) de Pelotas visitaram a Reitoria da UFPel na tarde desta segunda-feira (18), visando aproximar mais as duas instituições e projetar ações conjuntas. O CMS vem visitando instituições de ensino buscando mais proximidade com as entidades. Os representantes do Conselho Volni Vergara, Jaime Fonseca, Jacqueline Dutra, Celso Gonzaga e Samuel Amaro foram recebidos pelo reitor Mauro Del Pino, pela vice-reitora Denise Gigante e pela pró-reitora de Extensão e Cultura Denise Bussoletti.

“Buscamos uma integração efetiva com a Universidade”, observaram. Para os conselheiros, é preciso mudar a visão da saúde, priorizando a atenção primária, básica e de prevenção. Defenderam que a formação profissional deve ser adequada a este sistema primário. “Saúde é questão básica de cidadania. Procuramos começar uma discussão sobre as ações conjuntas com a Universidade, a partir de projetos existentes”, afirmaram.

Na conversa com os conselheiros, o reitor destacou que o SUS possui o modelo de saúde mais avançado do mundo e que neste contexto está o Hospital Escola da UFPel, cem por cento SUS. Em sua fala, Del Pino ressaltou que a Universidade avançou muito na área de Saúde Preventiva e projetou que o futuro Hospice, com 22 leitos, poderá estar pronto até o fim do ano. Lembrou que no país somente a UFPel entre as universidades federais possui Unidades Básicas de Saúde (UBS) e citou o exemplo da Medicina Social da Faculdade de Medicina como setor bastante avançado nesta área na Instituição.

“Somos parceiros”, garantiu a vice-reitora Denise Gigante aos representantes do Conselho. Ela recordou a tentativa desta Gestão da Universidade de criar a Rede de Saúde da UFPel, congregando os cursos da área; a valorização do SUS dentro da Instituição; citou o exemplo da Faculdade de Enfermagem na busca de um currículo mais voltado para o Sistema Único de Saúde; lembrou o PET Saúde da UFPel e a ideia da criação de uma UBS Escola, que está em tratativas com o Município.

Ao final da reunião, a professora Lígia Chiarelli esteve presente no encontro para convidar o CMS a participar das atividades do Fórum Social da UFPel.

Publicado em 18/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.