Laboratório de Urbanismo marca presença no 3º Encontro de Cidades e Universidades

Realizado nos dias 11, 12 e 13 de abril na reitoria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o  3º Encontro de Cidades e Universidades foi promovido pela Associação de Universidades do Grupo Montevideo e a Rede Mercocidades, com os objetivos de articular as funções universitárias com as demandas e necessidades sociais e os manter compromissos com a integração regional e o desenvolvimento local. Entre os temas de debates, estiveram o fortalecimento e dinamização de processos de vinculação, cooperação, transferência e gestão tecnológica entre o sistema universitário e o sistema urbano regional.

No evento, a Universidade Federal de Pelotas esteve representada na Mesa de Fronteira – Desenvolvimento da Fronteira para uma Integração mais Inclusiva pelo Professor Otávio Martins Peres, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Na ocasião, foram apresentados os trabalhos de ensino, pesquisa e extensão do Laboratório de Urbanismo que vêm sendo desenvolvidos pelo grupo nas cidades da faixa de fronteira Brasil e Uruguai, integrando diversas abordagens de planejamento urbano sobre a paisagem cultural binacional entre o Brasil e Uruguai.

Na mesa composta por representantes da UFPel, da Universidad de La República (Uruguai), os consulados do Uruguai e da Argentina no Rio Grande do Sul e a Prefeitura de Porto Alegre, foram reconhecidos os trabalhos que vem sendo realizados e os desafio para uma abordagem integrada sobre a região da fronteira, onde ficou destacada a importância da implementação e coordenação mediante um Observatório da Paisagem Cultural e Cidades de Fronteira Brasil e Uruguay, ao qual a UFPel tem sido protagonista na concepção e construção interinstitucional.

Publicado em 15/04/2016, na categoria Notícias.