Início do conteúdo

Disciplina do Teatro realiza exercício público de direção

CARTAZ CORRIGIDO - EXPERIMENTO 1DSC02672DSC02686 “Solos de pauta simples” é um exercício da disciplina de Encenação Teatral I, do curso de Teatro da UFPel, ministrada pelo professor Adriano Moraes, e será apresentado  nos próximos 16 (sábado) e 17 (domingo), às 20h, na Sala Carmen Biasoli (rua Almirante Tamandaré, 301), com entrada franca.

No exercício de encenação cada estudante dirige e atua em uma cena. Ao todo são 19 cenas-solo que foram criadas a partir de uma mesma questão. A questão que cada estudante teve de responder em termos de cena foi:  “quem ou o que define a pauta das minhas preocupações diárias?”

O objetivo pedagógico do exercício foi o de evidenciar as técnicas de direção teatral que cada estudante possui. Por esse motivo, para a construção da cena a adoção de procedimentos poéticos e estéticos não teve limite além daquele que cada estudante escolheu livremente.

O conjunto dos solos foi encadeado, sobreposto, justaposto, para que os espectadores encontrem diante de si um produto espetacular que partiu de um consenso – uma mesma pergunta – de resultou em dissensos – inúmeras repostas cênicas.

O programa de Solos de pauta simples é composto de:

Diretor: Ryan Hafyd

Cena: Metacorporeidade: atriz e outra atriz

Sinopse: Utilizando-se de artifícios teatrais uma atriz corporifica-se de modo multifacetado em outra atriz para se tornar objeto de seu próprio desejo. A cena se referencia na mística da beleza feminina criada pela mídia da moda prêt-à-porter.

Intérprete: Viviane Lauz

Diretora: Marcia Monks

Cena: Consertem a sociedade

Sinopse: Um homem sofre a ação de uma sociedade que rejeita tudo e todos que não se encaixam nos padrões considerados “normais” e, ainda, é ignorante à essa atitude.

Intérprete: Marco Antonio Duarte

Diretora: Evelin Suchard

Cena: Livrar, lidar

Sinopse: Um ser tem de lidar com as influências que o cercam, prendem e, ao mesmo tempo, o constituem.

Intérprete: Gengiscan Pereira

Diretor: Marco Antonio Duarte

Cena: Redoma-me

Sinopse: Quantas vezes você se sentiu livre? Quantas se viu preso a alguém ou acontecimentos que lhe fizeram seguir outro caminho? “Redoma-me” discute a complexidade das relações humanas e suas singularidades e busca refletir sobre até que ponto o “acreditar” cega ou liberta.

Intérprete: Mario Celso Junior

Diretor: Gengiscan Pereira

Cena: Artigo 5º

Sinopse: A cena, inspirada na canção homônima de Ian Ramil, apresenta as seguintes questões: quanto a política afeta a nossa vida? Quanto tempo  dedicamo-nos para sabermos o que os políticos fazem pelo país ou contra o país?

Intérprete: Gregori Eckert

Diretora: Bruna dos Anjos

Cena: Âmago

Sinopse: Uma mulher está à sempre na beira: entre a euforia e o fundo do poço. Sua luta atormenta seus pensamentos. Seu corpo vacila sem saber para onde ir. Seu adversário é invisível. Sua dor é real.

Intérprete: Caroline Vilanova (Carole)

Diretor: Johann Ossanes

Cena: Ego excêntrico

Sinopse: Uma mulher toma o café de todos os dias e, cotidianamente, pensa: quem sou eu? fruto de mim mesma ou fruto do que imprimiram em mim? Ou os dois? sou feita de remendos? de pedaços? o que me define? do que é feito meu recheio?

Intérprete: Juliana Caroline

Diretor: Grégori Eckert

Cena: Tic-Tac

Sinopse: Definimos o nosso posicionamento a partir de indagações e questionamentos diários quanto aos mínimos detalhes de nossas escolhas. Ao redor, tudo passa. O que resta de nossa essência?

Intérprete: Hugo Tavares

Diretor: Mario Celso Jr

Cena: Como uma rocha

Sinopse: Até onde temos o poder de escolha? Temos que abdicar do que somos para agradar a sociedade? Um jovem é rodeado por essas perguntas e elas fazem com que ele se sinta como uma rocha.

Intérprete: Rui Carlo

Diretor: Darlan Pez

Cena: A dama da noite

Sinopse: Uma mulher faz uma autorreflexão  sobre as relações sócias. Para realizar a reflexão, ela utiliza a ideia de entrar na roda gigante como metáfora para a entrada em regras sociais.

Intérprete: Evelin Suchard

Diretor: Hugo Tavares

Cena: Segundo vestir

Sinopse: Quanto o celular é importante na vida contemporânea? Quanto esse aparelho atrapalha o contato direto no dia a dia? Um homem utiliza o celular como extensão de si mesmo para resolver problemas e preocupações diárias.

Intérprete: Johann Ossanes

Diretora: Juliana Caroline

Cena: Consenso

Sinopse: Uma mulher, Renata, sempre precisou trabalhar mais do que gostaria. Nessa cena, ela expõe pensamentos acerca desse fato.

Intérprete: Kellen Ferreira

Diretor: Lucas Ulguim

Cena: Pensamentos

Sinopse: Uma mulher mostra as preocupações que tem no dia a dia. Ao fazer isso vai de pensamentos racionais sobre sua condição até a expressão de sentimentos extremos.

Intérprete: Marcia Moncks

Diretora: Kellen Ferreira

Cena: Bicho

Sinopse: Um sujeito se encontra numa situação de angústia em busca de algo que o faça melhorar.

Intérprete: Lucas Lage

Diretor: Rui Carlo

Cena: Acasos

Sinopse: Um homem está cometido pela crueldade dos acasos; uns acontecimentos nem tão ao acaso. Uma história dobre morte, prazer, dor e sangue.

Intérprete: Ryan Hafyd

Diretor: Carlos Escouto

Cena: Última filosofia

Sinopse: Uma reflexão de vida que se questiona sobre as realizações pessoais vividas. O que as motivou e se estas valeram a pena.

Intérprete: Darlan Pez

Diretora: Viviane Lauz

Cena: Indignação

Sinopse: A cena apresenta um homem indignado em face de uma sociedade perfeita. A partir de texto de Fernando Pessoa, o homem analisa a vida.

Intérprete: Carlos Escouto

Diretor: Lucas Lage

Cena: Faces

Sinopse: A partir do “poema das sete faces”, de Drummond de Andrade, um ator apresenta um jogo dinâmico que expõe várias corporeidades, fazendo referências ao bombardeio diário de informações e à angústia cotidiana. Assume-se a ideia de que somos vários eus.

Intérprete: Lucas Ulguim

Diretora: Caroline Vilanova

Cena: Procrastinei-me

Sinopse: Uma atriz apresenta seu desejo de mudar, de se desconstruir, de estabelecer metas. Nesse jogo, busca responder ao questionamento simples: sua agressividade é um modo de se proteger de um mundo opressor?

Intérprete: Bruna dos Anjos.

Publicado em 14/04/2016, na categoria Notícias.