Reitoria e Conselho da Veterinária conversam sobre terceira turma especial

DSC_0064DSC_0120O reitor Mauro Del Pino e a vice-reitora Denise Gigante visitaram na tarde desta segunda-feira (11) a Direção da Faculdade e o Conselho Departamental da Veterinária, quando conversaram sobre a possibilidade de abertura de uma terceira turma especial de Veterinária para assentados da Reforma Agrária. O encontro deu sequência ao diálogo que a Administração Superior da UFPel vem mantendo com a comunidade da Veterinária sobre o tema.

A possibilidade de instalação de uma nova turma especial ficou mais forte a partir da visita do ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias, a Pelotas, em fevereiro. Durante encontro no Gabinete da Reitoria, o ministro projetou a liberação, neste ano, de R$ 1 milhão, para o começo das obras do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Rural Sustentável junto à Faculdade de Veterinária, estrutura de mais de quatro mil metros quadrados que, além de ofertar alojamentos para os alunos do curso especial, terá áreas de laboratórios e de atividades acadêmicas, para atender necessidades da graduação e da pós-graduação da Veterinária da UFPel.

O custo total da obra está estimado em R$ 8 milhões e seus dois blocos estariam concluídos até o fim de 2018. A construção, prevista para ser feita quando do começo da primeira turma, não saiu por problemas ocorridos com a empresa responsável e a verba acabou voltando ao Governo Federal. A primeira turma colou grau em dezembro de 2015 e a segunda está fazendo o curso, morando em instalações na antiga AABB, hoje da UFPel.

Na conversa com os diretores e representantes docentes, discentes e de técnico-administrativos no Conselho da Veterinária, o reitor lembrou os investimentos já feitos na unidade, especialmente em 2015, em novos laboratórios e pinturas e projetou a construção do novo hospital. Referindo-se à possibilidade da construção do Centro, disse que o investimento mudará a estrutura física da Faculdade, resultando em profunda qualificação na unidade.

Para a vice-reitora, a Gestão da UFPel trabalha visando sempre a oferta de educação de qualidade para todos. Questionado pela Direção da Faculdade sobre como veria a possibilidade de a comunidade da Veterinária não concordar com a abertura de mais uma turma, Del Pino respondeu que teriam de ser analisados os motivos para tal postura. “Esta obra é para atender gerações. Não se trata de debate ideológico. É um investimento para melhorar o curso, é uma qualificação objetiva para a Faculdade”, afirmou o reitor.

Os membros do Conselho chegaram a questionar reitor e vice-reitora sobre a possibilidade de primeiro iniciar a construção do Centro, para depois abrir a nova turma, como forma de garantir uma estrutura que disseram ser hoje insuficiente para receber mais este crescimento no número de alunos. Para alguns conselheiros, a obra seria uma contrapartida do Governo pela primeira turma, que ainda não foi cumprida. Del Pino observou que o Governo Federal entende, neste caso, que cumpriu sua parte, pois na época mandou os recursos e eles acabaram devolvidos. O reitor acha difícil que o Governo aceite, agora, realizar a obra sem a abertura da terceira turma.

Del Pino entregou aos conselheiros cópias dos projetos do Centro, para análise na Faculdade. Ao fim da reunião, recordou o êxito na formação da primeira turma, que teve alto índice de aproveitamento. “Tudo graças ao excelente trabalho feito por todos aqui na Faculdade de Veterinária”, elogiou.

A comunidade da Faculdade de Veterinária continuará debatendo a abertura de uma terceira turma especial em seu curso.

Publicado em 12/04/2016, na categoria Notícias.