Museu das Coisas Banais propõe trote diferenciado

O Museu das Coisas Banais, vinculado ao Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), propôs um trote especial para os novos alunos. Os participantes receberam a missão de abordar quem passava pelo Mercado das Pulgas, no Centro da cidade, perguntando “que objeto você carrega sempre consigo e que tem uma grande importância afetiva?”.

O questionamento vai ao encontro da proposta do Museu, que é preservar e compartilhar virtualmente memórias de objetos considerados “banais”.

O trote diferenciado tinha a intenção de familiarizar os estudantes com a prática da pesquisa de campo. De acordo com a coordenadora do Museu, professora Juliane Serres, o “trote museológico” é uma forma de aproximar os alunos ingressantes com o universo da cultura material, fazê-los interagir com a comunidade e pensar sobre os objetos.

Mais informações sobre o Museu das Coisas Banais estão disponíveis aqui.

Publicado em 12/04/2016, na categoria Notícias.