Cine UFPel começa a fazer parte da Rede de Cinemas Digitais

1917000_955981717805095_7497559119744385293_ncinemas em redeNesta terça-feira (12), a Rede de Cinemas Digitais (Cinemas em Rede), projeto de cooperação entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), ganhará mais sete salas de cinema, entre elas a Sala do Cine UFPel, em funcionamento desde junho de 2015, junto à Agência da Lagoa Mirim, na rua Lobo da Costa 447.

A partir de agora, são 12 salas espalhadas pelo Brasil, com o objetivo de explorar possibilidades para circulação de conteúdos e ampliação do acesso a bens culturais e simbólicos via internet, bem como contribuir para dotar o país com recursos técnicos e humanos necessários às iniciativas de investigação e experimentação no campo do cinema e audiovisual digitais.

As sete novas salas são na Universidade Federal de Ouro Preto (Cine Vila Rica); Universidade Federal da Paraíba (Cine Aruanda); Universidade Federal de Goiás (Cine UFG); Universidade Federal Fluminense (Cine Arte UFF); Universidade Federal de Pelotas; Universidade Federal de São Carlos; e Universidade Federal do Espírito Santo (Cine Metrópole). Elas se juntarão às cinco salas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Cine Universitário – Sala Redenção); Universidade Federal da Bahia (Cinema do Vale do Canela); Fundação Joaquim Nabuco (Sala José Carlos Cavalcanti Borges); Cinemateca Brasileira (MinC); e Universidade de São Paulo (Cine USP).

“O Cinemas em Rede é parte de uma política mais ampla do Ministério da Cultura, que utiliza novas soluções tecnológicas visando distribuir conteúdos audiovisuais em larga escala por todo o território nacional”, destaca o secretário do Audiovisual do MinC, Pola Ribeiro, que participará nesta terça-feira da inauguração da sala de cinema na Universidade Federal Fluminense.

A RNP e o MinC firmaram parceria para incluir de 25 a 40 novas instituições no projeto Cinemas em Rede. Uma chamada pública deve ser lançada ainda no primeiro semestre deste ano para ampliar o número de instituições participantes.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apenas 10,4% dos 5.570 municípios brasileiros possuem sala de cinema. Em diversas dessas localidades, existe um campus de universidade ou instituto federal atendido pela RNP. “A interiorização das redes de alto desempenho permite a ampliação do projeto para diversas regiões do país – atualmente, já são mais de 700 localidades conectadas a infraestrutura de rede acadêmica, com uma capacidade mínima de 100 Mb/s”, conta o gerente de Relacionamento com a Cultura da RNP, Alvaro Malaguti.

A Vizinhança do Tigre

Na inauguração das sete novas salas (e também nas já implantadas), será exibido, às 19h, o filme A Vizinhança do Tigre (2014), que narra a trajetória de jovens moradores do bairro Nacional, na periferia de Contagem (MG). Divididos entre o trabalho e a diversão, o crime e a esperança, Juninho, Menor, Neguinho, Adilson e Eldo terão de encontrar modos de superar as dificuldades e domar o tigre que carregam dentro das veias.

Publicado em 12/04/2016, nas categorias Destaque, Notícias.