Escola de Governo e Gestão Pública realiza sua primeira ação

O Núcleo de Estudos em Políticas Públicas (NEPPU), ligado à Universidade Federal de Pelotas, criou recentemente uma escola para capacitar atores políticos e gestores públicos, com destaque para aqueles vinculados às Prefeituras Municipais e Câmaras de Vereadores.

A criação da Escola de Governo e Gestão Pública parte do diagnóstico de que existe uma grande defasagem burocrática e administrativa nos municípios para a formulação de projetos e gestão cotidiana da “coisa pública”, particularmente em municípios pequenos. Por esta razão, o objetivo da Escola é desenvolver estudos, pesquisas e projetos, divulgando o conhecimento técnico e científico e capacitando gestores públicos através da promoção e disponibilização de cursos, palestras e oficinas.

A Escola de Governo e Gestão Pública se materializou em razão de uma parceria entre o NEPPU e o Instituto de Estudos Governamentais: Estado, governo, políticas públicas e opinião (IEGOV). Segundo o professor Hemerson Pase, coordenador da ação, quando o Núcleo foi criado em 2010, uma das áreas de atuação previstas era a de capacitação de gestores públicos, que ainda não havia sido concretizada por falta de capital humano e financeiro.

O primeiro curso oferecido pela Escola é o de Sistemas de controle interno municipal. A atividade ocorrerá nos dias 19 e 20 de maio na sala 352 do Campus das Ciências Humanas e Sociais da Universidade Federal de Pelotas, localizado na rua Alberto Rosa, 154. Mais informações podem ser obtidas no blog do NEPPU, disponível neste link, pelo e-mail neppu.ufpel@gmail.com ou na sala 302 do CCHS.

Já existe uma agenda de outros cursos que serão oferecidos neste ano. Os temas serão os seguintes:

– Contabilidade aplicada ao setor público

– Importância e funções do legislativo municipal

– Administração de receitas municipais

– Licitação e contratos administrativos

– Gestão de programas sociais

– Gestão do cadastro único

– Legislação eleitoral

– Mitos e verdades sobre a improbidade administrativa

Além desses, em razão das proximidades das eleições municipais e das dúvidas sempre existentes sobre a normatização deste processo, será oferecido também um curso sobre legislação eleitoral.

Publicado em 11/04/2016, nas categorias Agenda, Notícias.