Começam as obras do novo Hospital Escola

ordem_umO novo Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) começa nesta segunda-feira (11) a sair do papel. Foi entregue a ordem de serviço para que a empresa Carlos Lang Engenharia e Construções Limitada dê início às obras do Bloco 3 do Hospital. O espaço, de 4.770 m2, contemplará o serviço de Oncologia, área em que o HE é reconhecido pela excelência. O investimento para esse espaço é de R$ 16,2 milhões. O Hospital ficará localizado ao lado do Ambulatório da Faculdade de Medicina, próximo à Estação Rodoviária de Pelotas.

ordem_doisNa cerimônia que marcou a entrega da ordem de serviço, o reitor Mauro Del Pino lembrou que o novo Hospital Escola é uma antiga aspiração da comunidade acadêmica. “Durante muito tempo a Universidade sonhou em ter seu hospital próprio, em local próprio”, disse.

ordem_tresO reitor fez um resgate do conjunto de ações realizadas até o momento em busca dessa conquista, destacando o crescimento do atual HE, que passou de 112 para 172 leitos e a tem a participação ativa de nove cursos da área da Saúde, com desenvolvimento de atividades de formação, pesquisa e extensão. “Um Hospital 100% SUS que contribui de forma significativa para a saúde de Pelotas e região. Quem ganha é a população”.

ordem_quatroA superintendente do HE, Julieta Fripp, comemorou o início das obras. “Estamos muito felizes e temos a expectativa de que sigam o cronograma estipulado”, disse, salientando que uma comissão acompanhará de perto o andamento.

Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a diretora de Gestão Ambulatorial e Hospitalar, Rosângela Soares, afirmou que trata-se de uma vitória para a saúde da zona Sul. Atualmente, Pelotas é referência para 28 municípios. “O município conta com a estrutura do Hospital Escola e o aumento dessa oferta será de grande impacto social para Pelotas e região”, disse.

A vice-reitora, professora Denise Gigante, salientou que a qualificação do SUS no país passa por dois grandes desafios – a qualificação de profissionais e a consolidação de hospitais públicos de excelência. “Esse é um grande passo para o fortalecimento o atendimento hospitalar público e da melhoria na qualidade de vida da população”.

O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento, Luiz Osório Rocha dos Santos, destacou, na ocasião, a missão do Hospital e reafirmou seu papel de servir unicamente ao SUS.

O representante da Carlos Lang Engenharia, Frederico Carlos Lang Neto, agradeceu a confiança da equipe da Universidade, destacou a expectativa de que as obras corram dentro do previsto e a disposição de superar os ajustes necessários que uma obra deste porte pode contemplar.

O término da obra está previsto para 4 de novembro de 2017. O Bloco 3 representa cerca de 10% do total do complexo hospitalar, que compreende, ainda, os blocos 1 e 2.

Em sua totalidade, o novo HE deverá ter 360 leitos, dois mil trabalhadores e 44.370 m2, em um investimento total de aproximadamente R$ 120 milhões. A previsão é de que o conjunto esteja pronto em cerca de quatro anos.

Novo Hospital Escola – Bloco 3
Início das obras: 11 de abril de 2016
Prazo da obra: 420 dias corridos
Área: 4.770 m2
Pavimentos: 3
Valor: R$ 16.298.822,95
Empresa responsável: Carlos Lang Engenharia e Construções Ltda
Local: Av. Guabiroba (antiga Almirante Guilhobel), 221 – Fragata (junto ao Ambulatório, atrás da Estação Rodoviária de Pelotas)

Publicado em 11/04/2016, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.