Exercício público de improvisação “Tipos” é atração neste fim de semana

TIPOS“Tipos” é o nome de um evento teatral organizado pelos estudantes da disciplina de Improvisação Teatral I, do curso de Teatro da UFPel, ministrada pelo professor Adriano Moraes.       As apresentações acontecem nos próximos sábado (9) e domingo (10), às 20h, na Sala Carmen Biasoli, localizada na rua Almirante Tamandaré, 301. A entrada é franca.

A obra remete ao conteúdo que os estudantes estão investigando em seu primeiro mês de disciplina: a personagem-tipo. Essa modalidade de personagem os traços de representação são mais gerais. Com isso, os estudantes criaram tipos como: “o mordomo”, “o nerd”, “o gótico”, “o bêbado”, “a hippie”, “o político”, etc. Ao todo, são 14 tipos que interagem entre si a partir de situações e texto preestabelecidos. O sentido de fazer um evento teatral para apresentar alguns dos exercícios realizados pelos estudantes recém-ingressantes é o de proporcionar o contato com o teatro de fato, isto é, na sua plena realização: no encontro dos artistas com espectadores.

O evento está organizado em cinco partes: a instalação do ambiente teatral ou a recepção dos espectadores; a apresentação individual dos personagens-tipo; improvisações com situação realista e texto pré-determinado; improvisações com situação fantástica e texto livre;  e o debate entre atores e espectadores.

Além de estimular a aprendizagem de técnicas de improvisação pelos estudantes, a atividade tem como objetivo estimular o conhecimento de técnicas de teatro para espectadores.

Integram o experimento os seguintes estudantes: Aline Maciel, Anderson Soares, Fabio Barbosa, Gabriel Freitas, Herbert Colombo, Matheus Guelsi, Luccas Pires, Mike Steyvanne, Nay Costa, Patricia Cardona, Paulo Machado, Rosane Dala Riva, Valter Minho e Wesley Coitinho.