Início do conteúdo

Ciclo 24 Frames de Literatura retorna às atividades neste sábado (9)

12948406_961681000575607_1428717585_o“Afinal, talvez ainda vá escrever outro livro”, escreveu José Saramago em 2009, um ano antes de falecer. O enredo de Alabardas, Alabardas, Espingardas, Espingardas, publicado pela Companhia das Letras em 2014, acompanha a vida de Artur Paz Semedo, empregado no setor de faturamentos em uma empresa de armamentos, a Belona S.A., em um relacionamento interrompido com sua companheira, Felícia, militante pacifista – cujo nome de batismo, emprestado de sua avó, fazia menção ao canhão utilizado para bombardear Paris na Primeira Grande Guerra, Berta – que, por coerência, decidiu separar-se do marido. Em suas pouco mais de 50 páginas, o texto inacabado de Saramago traz uma informação interessante: uma lista de obras, que o narrador chama de “autêntico curso de estado-maior”, da pinacoteca pessoal de Paz Semedo.

Essas películas, que retratam majoritariamente o cenário da Segunda Grande Guerra, foram o ponto de partida para a criação de uma temporada do projeto 24 Frames de Literatura exclusivamente sob a temática Literatura, Cinema e Guerra, utilizando-se dos elementos presentes no romance inacabado para criar a sua sexta temporada: “Alabardas, Alabardas!”.

O projeto 24 Frames de Literatura, promovido pelo Grupo de Pesquisa ÍCARO (CNPq/UFPel), trabalha desde 2013 com a análise de elementos literários adaptados para o cinema. Os quatro módulos que compõem esse momento, inspirados no livro, contemplam a metodologia já estabelecida do 24F com algumas novidades, como os ambientes de brainstorming e as oficinas específicas de cinema adaptado.

Os ciclos de exibição de filmes e debate, molde do qual nasceu o projeto, mantêm-se ativos, com dois módulos sobre, respectivamente, a Primeira Grande Guerra e suas antecessoras e a Segunda Grande Guerra e suas sucessoras. As atividades começam no próximo sábado (9), na Sala 1 do Lyceu Rio-Grandense, com a vernissage na qual será oficialmente aberto o cronograma do projeto neste ano.

Os encontros são sempre abertos ao público, com entrada franca e sem inscrições necessárias. Mais informações pelo site wp.ufpel.edu.br/24framesdeliteratura ou pela fanpage fb.com/24framesdeliteratura.