Pesquisadoras apresentam resultados de projeto ao município de Canguçu

Nesta segunda-feira (4), representantes do Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais (LEAA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram reunidas com a secretária de Educação e Esportes do município de Canguçu, Ledeci Coutinho, e equipe da Secretaria. O objetivo do encontro foi apresentar o livro e produtos imagéticos resultantes do projeto de pesquisa Saberes e Sabores da Colônia.

Participaram da reunião a professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da UFPel, Renata Menasche, e a doutoranda em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Carmen Janaina Machado.

A pesquisa, realizada na Serra dos Tapes, buscou conhecer, a partir da observação das práticas alimentares, a diversidade existente nas “colônias” desta região.

Foram cedidos, a todas as escolas rurais do município de Canguçu, exemplares do CD interativo produzido. O encontro entre as pesquisadoras e a Secretaria Municipal de Educação e Esportes foi um momento de restituição dos resultados da pesquisa a interlocutores e comunidade, ação entendida como compromisso ético constitutivo da atividade de pesquisa, explica a professora Renata.

Publicado em 05/04/2016, na categoria Notícias.