Cultural Saturday do IsF: um dia de imersão da língua inglesa

DSC_9548No último sábado (2), ocorreu o primeiro Cultural Saturday (Sábado Cultural) organizado pelo programa Idiomas sem Fronteiras da UFPel ,com o objetivo de tornar possível para  acadêmicos e comunidade em geral um dia reservado para conhecer e vivenciar a língua inglesa.

Segundo a coordenadora pedagógica Camila Oppelt, a ideia era que os participantes tivessem um dia reservado para falar sobre a cultura dos lugares que falam o idioma. “Convidamos os intercambistas da Universidade e também professores que já foram para o exterior para falarem sobre o choque cultural e de suas experiências”, explica.

O evento contou com seis whorkshops divididos pelo horário da manhã e da tarde com a intenção de apresentar diversas vertentes e dificuldades da língua inglesa:

– “British Culture Shock” (Choque Cultural Britânico), ministrado por Flávio Meireles;

– “Experiencing the American Culture” (Experimentando a Cultura Americana), ministrado por Marcelo Korberg;

– “English reading: Yes, you can!” (Ler em inglês: Sim, você pode!), ministrado por Nairana Sedrez ;

– “Shakespeare and his legacy” (Shakespeare e seu legado), ministrado por Janie Amaral;

– “The ‘th’ sounds” (Os sons “Th”), ministrado por Anna Júlia Karini e Arthur Nogueira

– “Is it possible to say this in English?” (É possível dizer isso em inglês?), ministrado por Ana Paula Legg.

Além dos workshops, o evento contou com a participação de dois alunos estrangeiros: Margareth Divers, do Haiti, e Alejandro Fermín, da Venuzuela, em um debate sobre culturalização e choque cultural.

O estudante e designer Hamilton Nogueira, que participou do workshop ‘English reading: Yes, you can’, afirmou ter gostado do evento, pois esta atividade sai do padrão das aulas, com temáticas variadas. “Estou aprendendo outras questões importantes”, disse.

Publicado em 05/04/2016, na categoria Notícias.