Cultural Saturday do IsF: um dia de imersão da língua inglesa
No último sábado (2), ocorreu o primeiro Cultural Saturday (Sábado Cultural) organizado pelo programa Idiomas sem Fronteiras da UFPel ,com o objetivo de tornar possível para acadêmicos e comunidade em geral um dia reservado para conhecer e vivenciar a língua inglesa.
Segundo a coordenadora pedagógica Camila Oppelt, a ideia era que os participantes tivessem um dia reservado para falar sobre a cultura dos lugares que falam o idioma. “Convidamos os intercambistas da Universidade e também professores que já foram para o exterior para falarem sobre o choque cultural e de suas experiências”, explica.
O evento contou com seis whorkshops divididos pelo horário da manhã e da tarde com a intenção de apresentar diversas vertentes e dificuldades da língua inglesa:
– “British Culture Shock” (Choque Cultural Britânico), ministrado por Flávio Meireles;
– “Experiencing the American Culture” (Experimentando a Cultura Americana), ministrado por Marcelo Korberg;
– “English reading: Yes, you can!” (Ler em inglês: Sim, você pode!), ministrado por Nairana Sedrez ;
– “Shakespeare and his legacy” (Shakespeare e seu legado), ministrado por Janie Amaral;
– “The ‘th’ sounds” (Os sons “Th”), ministrado por Anna Júlia Karini e Arthur Nogueira
– “Is it possible to say this in English?” (É possível dizer isso em inglês?), ministrado por Ana Paula Legg.
Além dos workshops, o evento contou com a participação de dois alunos estrangeiros: Margareth Divers, do Haiti, e Alejandro Fermín, da Venuzuela, em um debate sobre culturalização e choque cultural.
O estudante e designer Hamilton Nogueira, que participou do workshop ‘English reading: Yes, you can’, afirmou ter gostado do evento, pois esta atividade sai do padrão das aulas, com temáticas variadas. “Estou aprendendo outras questões importantes”, disse.