Começou a 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Geológica

DSC_0033DSC_0021Até a sexta-feira (8), está em desenvolvimento a 2ª Semana Acadêmica da Engenharia Geológica da UFPel, no auditório do Centro de Artes da Universidade. Com um público formado por estudantes e professores de três cursos, Engenharias Geológica e de Petróleo e Geoprocessamento, a Semana tem uma programação bastante diversificada, com temas técnicos e sobre a formação profissional na área.

Na sessão de abertura do evento, na tarde desta segunda-feira (4), o reitor Mauro Del Pino disse que a formação acadêmica não se dá apenas em sala de aula. “Hoje o processo ocorre mais por competências do que por conteúdos”, observou. Ele afirmou que é preciso aplicar tudo que é aprendido no modelo de sociedade que queremos para o país, ressaltando que o curso de Engenharia Geológica da UFPel está sabendo desempenhar sua função de colaborar para o desenvolvimento sustentável do Brasil. Del Pino sublinhou ainda que para tanto é preciso sempre investir em inovação, empreendedorismo e formação com comunicação, iniciativa e ética, fatores que ele diz estarem presentes no curso de Engenharia Geológica da UFPel.

Para o diretor do Centro das Engenharias, Cláudio Duarte, através da Semana Acadêmica, os estudantes são protagonistas de seu processo de formação. Ele lembrou que os cursos de engenharia da UFPel ainda estão em fase de implantação, de consolidação, recordando que até há pouco tempo havia apenas uma engenharia, a Agrícola, e hoje são 12 cursos.

O coordenador do curso de Engenharia Geológica, Amílcar Barum, frisou os 11 anos do curso, que se completam em 2016, e o excelente aproveitamento registrado por seus egressos no mercado de trabalho e no meio acadêmico, em cursos de pós-graduação. Frisou ainda o novo currículo do curso.

A união dos três cursos da área no evento foi destacada pelo coordenador da Engenharia do Petróleo, José Wilson da Silva, em sua fala. “É um momento importante de experiência para todos”, ressaltou. Já a professora do curso de Geoprocessamento Suzana Morsch, representando a coordenação do curso, apontou o sucesso da atividade e parabenizou a todos pela iniciativa. O fato de a Semana ser um evento complementar na formação de todos e a integração propiciada entre cursos, professores e alunos foi destacado pela presidente do Diretório Acadêmico da Engenharia Geológica, Verônica Vieira.

Confira a programação da SAEG no endereço http://iisaegufpel.wix.com/iisaeg-ufpel .

Publicado em 04/04/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.