Visita pedagógica mostra Universidade para calouros

Nos dias 11 e 18 de março, o projeto de extensão “Turismo e Educação Patrimonial”, sob a coordenação da professora Dalila Rosa Hallal, realizou visitas pedagógicas, por meio de roteiros de visitação, pelos prédios da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel).

O objetivo da realização dessas visitas é proporcionar um processo de acolhimento aos alunos novos por meio do conhecimento e contextualização da história da UFPel, sua evolução e importância regional, seus principais prédios e cursos, bem como locais importantes de informação e documentação discente.

O acompanhamento das atividades e elaboração dos roteiros ficou sob a responsabilidade da tecnóloga em Turismo da Faculdade de Administração e de Turismo Priscilla Teixeira da Silva, que acompanhou os alunos do curso de Bacharelado em Turismo.

No dia 11 de março, a visita foi realizada com um grupo de alunos estrangeiros, vindos para cursar graduação e pós-graduação na UFPel. Tal visita foi demandada pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter). Na oportunidade, foi realizado um roteiro pelos prédios, onde os alunos farão seus cursos, enfatizando os principais aspectos históricos sobre as unidades. Os prédios trabalhados foram a Escola Eliseu Maciel, Casarão Assumpção, Faculdade de Odontologia, Instituto de Ciências Humanas, Instituto de Filosofia e Sociologia e Política, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Artes, Cotada, Anglo, Faculdade de Medicina, Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, Faculdade de Veterinária, Instituto de Física e Matemática, Centro de Desenvolvimento Tecnológico, Instituto de Física e Matemática e Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos.

Já a visita realizada no dia 18 de março com os bixos da Medicina teve como foco os prédios do patrimônio histórico-arquitetônico, como a Faculdade de Medicina, Escola de Belas Artes D. Carmen Trápaga Simões, Centro de Integração Mercosul, Escola Eliseu Maciel, Grande Hotel, Casarão Assumpção, Casarão 8, Conservatório de Música, Faculdade de Odontologia, Faculdade de Direito e Anglo.

Dentro do calendário de atividades do projeto Turismo e Educação Patrimonial, no dia 8 de abril a visita será realizada com os bixos do curso de Bacharelado em Turismo, com um roteiro mais completo, compreendendo os prédios localizados no Campus Capão do Leão, Escola Superior de Educação Física, Faculdade de Meteorologia (Campus Visconde da Graça), prédios localizados no entorno da praça Coronel Pedro Osório, Faculdade de Direito, Faculdade de Odontologia, Instituto de Ciências Humanas/Instituto de Filosofia e Sociologia e Política, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Centro de Artes, Centro de Engenharias (Cotada/Alfandega) e Campus Porto.

Publicado em 30/03/2016, na categoria Notícias.