Projeto promove a inclusão e a aprendizagem através de WebRádio e WebTV

WEBWEB1WEB2WEB3O projeto de extensão “WebRádio e WebTV: Praticas Educacionais Inclusivas e Inovadoras no Espaço Tecnológico e Comunicacional para o Desenvolvimento da Aprendizagem” surgiu em 2014 a partir da percepção de que a sociedade em rede está associada ao paradigma de informação e oportuniza novas praticas sociais no espaço e tempo, além de viabilizar a inter-relação dos diversos níveis de escolaridade através de conteúdos de interesse comum.

O trabalho é coordenado pela professora Marislei Ribeiro, do Centro de Letras e Comunicação da UFPel, e tem na equipe os acadêmicos William Machado, do curso de jornalismo, e Mariana Pouey, do curso de Cinema. Nestes dois anos, foram feitas parecerias com professores Raul D’Vila e Nádia Senna, do Centro de Artes, e Ricardo Fiegenbaum e Vanessa Damasceno, do Centro de Letras e Comunicação.

No primeiro momento, o projeto realizou parceria com a Escola Estadual Nossa Senhora de Lourdes, na cidade de Pelotas. Foram realizadas atividades, como oficinas de Leitura e Produção Textual e Dicção e Oratória para 288 alunos dos três anos do Ensino Médio de oito turmas diferentes da escola.

Pensando em atender e desenvolver o trabalho para pessoas com deficiência, em 2015, o projeto de extensão firmou parceria com a Escola Louis Braille, que atende pessoas com deficiência visual. Atualmente o projeto executa atividades pedagógicas na área de WebTV e WebRádio nas duas escolas, permitindo, assim, a produção do conhecimento, principalmente, nas áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias.

Em 2015, o projeto realizou atividades como oficinas de Rádio, oficina de Cultivo e Arte, oficinas Sensoriais e desenho na cozinha, oficinas de aulas Auxiliares e também oficina de Qualificação de Áudio Descrição.

Para 2016, algumas atividades com as escolas parceiras foram agendadas. “Na escola Louis Braille, as atividades deste ano serão, oficina de rádio, elaboração da rádio da escola (Rádio Louis Braille) e a produção de um audiovisual com a participação dos alunos em formato de áudio descrição. Já na Escola Nossa Senhora de Lourdes serão realizados programas no formato WebRádio com os alunos, acompanhamento e divulgação das atividades da escola e acompanhamento e realização de atividades pedagógicas e saídas de campo, para posteriormente elaborar programas na área de WebRádio e WebTV”, explicou a professora Marislei, coordenadora do projeto. As atividades ocorrerão neste primeiro semestre.

Mais informações com a coordenadora, no Centro de Letras e Comunicação. Acesse o canal do Projeto no YouTube: https://www.youtube.com/channel/UC5LdH809WRIuYNMC4fN1hcA  .

Publicado em 30/03/2016, na categoria Notícias.