Professor da UFPel preside Comissão de Ensino do Conselho Federal de Farmácia

william_peresO professor do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), William Peres, foi eleito presidente da Comissão de Ensino Farmacêutico do Conselho Federal de Farmácia (COMENSINO/CFF).

Peres irá liderar um grupo de oito docentes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Maranhão, Rio Grande do Norte e Ceará pelo ano de 2016.

As Comissões Assessoras do CFF são fóruns permanentes de discussão sobre vários âmbitos da Farmácia. Têm como atribuições desenvolver projetos e propor ações voltadas ao segmento profissional da área de estudo da Comissão e assessorar a Diretoria do CFF em assuntos que exigem conhecimentos técnicos específicos, por meio de debates e pareceres.

A Comissão de Ensino tem como missão assessorar o CFF e Conselhos Regionais nos assuntos relacionados à educação farmacêutica. Também se propõe a analisar as legislações educacionais vigentes, emitir pareceres que se relacionem à educação farmacêutica e elaborar propostas de resoluções que visam à melhoria do ensino farmacêutico do país. Além disso, organiza eventos nacionais para a discussão do ensino farmacêutico e divulga ações.

Mais de 180 mil farmacêuticos estão registrados nos Conselhos Regionais de Farmácia nos 26 estados e Distrito Federal. São mais de 12 mil profissionais no Rio Grande do Sul e aproximadamente 97 mil farmácias e drogarias no Brasil. Existem 492 Cursos de Farmácia no Brasil, sendo 25 no Rio Grande do Sul. O curso de Farmácia da UFPel foi criado em outubro de 2010, e reconhecido em dezembro de 2013.

Diretrizes curriculares
Mais de 150 farmacêuticos reunidos no 2º Fórum Nacional para Discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia, realizado dias 22 e 23 de março, em Brasília, aprovaram a proposta elaborada pela COMENSINO/CFF, pela Comissão Assessora de Educação Farmacêutica (CAEF/CFF) e pela Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF). A proposta aprovada será encaminhada ao Conselho Nacional de Educação (CNE), do Ministério da Educação (MEC).

Um dos destaques da proposta foi a aprovação do texto que prevê a capacitação dos acadêmicos de Farmácia para a atividade clínica do farmacêutico, regulamentada em agosto de 2013, por meio da Resolução/CFF nº 585. Com ela, os farmacêuticos passaram a atuar no cuidado direto ao paciente. A prática clínica desse profissional da saúde se desenvolveu consideravelmente nas últimas décadas, ampliando a demanda por profissionais habilitados.

Quem é
William Peres possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (1988) e doutorado em Ciências Biológicas pela Universidade de León – Espanha (1999), título apostilado pela Universidade de São Paulo (USP) na área de Fisiologia Humana. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica, na área de Neurobiologia do Estresse na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006-2008).

É professor adjunto da UFPel desde 2011. Atualmente ministra as disciplinas de Bioquímica I no curso de Medicina, Bioquímica II no curso de Veterinária e Bioquímica no curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, Deontologia e Legislação Farmacêutica no curso de Farmácia da UFPel. É docente e orientador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos (PPGCTA-UFPel). Líder do grupo de pesquisa Bioquímica e Fisiologia Clínicas (BIOFISC) e pesquisador do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica de Pequenos Animais (CLINPET) e do Grupo de Pesquisa em Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Arroz da UFPel. É membro dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) dos cursos de Veterinária, Farmácia e Medicina da UFPel.

É avaliador Institucional e de Cursos de Graduação do INEP-SINAES. Exerceu as funções de Diretor e Conselheiro do Conselho Regional de Farmácia (2010 a 2013 e de 2014 a 2015). Atualmente é Conselheiro Federal Suplente pelo Estado do Rio Grande do Sul no Conselho Federal de Farmácia (CFF). Foi membro da Comissão Parlamentar (2013) e da Comissão Auxiliar de Ensino Farmacêutico (2015) do CFF.

Autor de livros, capítulos e artigos em revistas internacionais e nacionais, desenvolve pesquisas nas áreas de Bioquímica e Fisiologia, com ênfase em Radicais Livres e Estresse Oxidativo, atuando principalmente nos seguintes temas: estresse, antioxidantes, acidente vascular cerebral e nutrição.

Publicado em 29/03/2016, na categoria Notícias.