Acesso ao Cobalto pode ser feito por dispositivos móveis

tela de loginmenutela inicialtracar rotaDiante da crescente expansão do uso dos dispositivos móveis e o perfil dos estudantes que fazem uso intenso destes recursos, a Universidade Federal de Pelotas está investindo na interação com a comunidade por meio de diversas ações, como o lançamento do aplicativo institucional que integra o ambiente acadêmico do Cobalto no universo mobile. O app é gratuito para download e traz diversas funcionalidades voltadas à rotina da comunidade universitária.

A ideia da criação do aplicativo veio da necessidade de proporcionar maior facilidade de acesso dos alunos às funcionalidades do sistema Cobalto. Segundo o técnico de Tecnologia da Informação da UFPel, Leandro Dias, em apenas três dias o aplicativo foi instalado por aproximadamente mil pessoas na loja de aplicativos do Android. No momento, o Android é o único sistema operacional em que o app está disponível, porém o objetivo da CTI é estender a funcionalidade para os sistemas iOS e Windows Phone. A prioridade ao Android foi dada pelo maior uso deste.

Apesar de ser baseado no sistema acadêmico Cobalto, que necessita de um registro de usuário, há recursos do aplicativo que são abertos a quem não possui usuário e senha, como o cardápio do Restaurante Universitário, a previsão do tempo elaborada pelo Centro de Pesquisas e Previsões Meteorológicas (CPPMet), rotas e horários do transporte de apoio, geolocalização e notícias.

Já na área restrita, podem ser encontrados dados como horários, notas nas avaliações, registro de frequência, histórico, informações de matrícula e mensagens.

Para fazer o download do aplicativo do Cobalto, basta acessar a loja de apps Google Play nos dispositivos com sistema operacional Android.

Publicado em 29/03/2016, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.