Trabalho de professor do curso de Geografia é premiado em evento internacional

eventoO professor Sidney Gonçalves Vieira, do curso de Geografia do Instituto de Ciências Humanas da UFPel, apresentou  na última quarta-feira (23), na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), trabalho realizado em co-autoria com Dione Dutra Lihtnov, obra que foi premiada pela organização do evento. O “V Colóquio Internacional sobre o Comércio e a Cidade: uma relação de origem”, evento no qual o trabalho foi premiado, foi organizado pelo Laboratório de Comércio (LabCom) da FAUUSP, em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, Universidade Estadual de Londrina, Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, além da participação do VITRUVIUS e FUPAM (Fundação para a Pesquisa Ambiental).

A avaliação dos trabalhos foi feita pelo Comitê Científico através de duplo blindreview. O trabalho recebeu o prêmio de 1º melhor trabalho do evento. A pesquisa, desenvolvida no âmbito do Laboratório de Estudos Urbanos e Regionais (LEUR) do Departamento de Geografia do Instituto de Ciências Humanas, trata de uma metodologia para estudo da concentração e dinâmica da localização comercial em contexto urbano. Utiliza como estudo de caso a cidade de Pelotas.

O professor Sidney destacou dois aspectos importantes da premiação: em primeiro lugar, o fato de o trabalho ter sido premiado em um evento de urbanismo com predominante participação de profissionais da Arquitetura e do Urbanismo, o que evidencia a pertinência dos estudos geográficos voltados para esta área, que é um campo multidisciplinar de estudos; e, em segundo lugar, pelo destaque que confere ao Leur/Geografia/ICH/UFPEL, diante da demonstração da capacidade técnica de seus integrantes e dos trabalhos desenvolvidos no Laboratório. “Isso deixa claro que o que estamos pesquisando aqui está em sintonia com o que se está pesquisando em nível mundial nesta área”, afirma Vieira.

A proposição formulada pelos autores do trabalho é de cunho eminentemente metodológico e visa estabelecer procedimentos para uso de um banco de dados geocodificados capazes de informar sobre a concentração de atividades de comércio e serviços no espaço urbano com ênfase para a dinâmica da localização ao longo do tempo. A análise contou com a disponibilização e informações dos Alvarás de Localização da Prefeitura Municipal de Pelotas.

Dione Lihtnov, egresso do curso de Geografia da UFPel, utilizou esta metodologia para análise de dados em sua dissertação de mestrado, defendida na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). O co-autor salienta que o que se construiu foi uma ferramenta que sistematiza dados cujo resultado pode ser espacializado em inúmeras análises temáticas acerca da localização comercial.

Intitulado “Localização comercial no tempo e no espaço: dinâmica na cidade de Pelotas, RS”, o trabalho desenvolveu uma série de mapas que demonstram a concentração comercial e os movimentos que estas atividades fizeram ao longo do tempo migrando no espaço em função de inúmeros fatores. Isso permite, por exemplo, melhorar o planejamento urbano por intermédio de políticas públicas que atuem sobre a localização das atividades, além de um diagnóstico sistematizado da evolução das atividades no espaço.

Publicado em 28/03/2016, na categoria Notícias.