UFPel receberá estudantes italianos

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) receberá cinco estudantes de graduação e de doutorado da Universidade de Perugia (UniPG), na Itália. A iniciativa tem como base o acordo firmado entre as duas instituições em 2014. A UniPG custeará a vinda dos acadêmicos, que ficarão na UFPel por um período de seis meses atuando na área de química orgânica e bioorgânica.

A Universidade de Perugia está financiando a mobilidade de estudantes italianos para universidades extra-União Europeia com as quais possui acordos de cooperação. Perugia pagará as passagens e uma bolsa mensal aos estudantes selecionados, que deverão começar a chegar a Pelotas a partir de maio deste ano.

Os estudantes italianos serão recebidos no Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) por pesquisadores do Laboratório de Síntese Orgânica Limpa (LASOL) e do Grupo de Pesquisa em Neurobiotecnologia (GPN).

A vinda dos estudantes é mais uma atividade fruto da colaboração entre o Group of Catalysis and Organic Green Chemistry, da Universidade de Perugia e o LASOL-UFPel. Com recursos da FAPERGS e da CAPES esta interação se iniciou em 2013 e já permitiu a mobilidade de estudantes e pesquisadores da UFPel e da UniPG e agora contará pela primeira vez com uma contrapartida financeira da Itália.

De acordo com o professor Éder Lenardão, do LASOL, a aprovação pela UniPG desse financiamento é um reconhecimento importante da qualidade da pesquisa desenvolvida na UFPel na área de síntese e avaliação farmacológica de compostos orgânicos contendo calcogênio (selênio, enxofre e telúrio). “Torna nossa Universidade referência na geração de conhecimento e na formação de recursos humanos qualificados nessa área”.

O responsável pelo projeto em Perugia é o professor Claudio Santi, do Departamento de Ciências Farmacêuticas. Mais informações sobre a Universidade de Perugia estão disponíveis no portal da Instituição.

Publicado em 22/03/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.