RU atingiu, nesta quarta-feira (16), recorde de refeições servidas

DSC_0012(1)O semestre letivo está apenas começando e o Restaurante Universitário da UFPel atingiu, nesta quarta-feira (16), o recorde de 6.139 refeições oferecidas, contabilizando almoço e jantar. E, como para provar que quantidade pode sim estar aliada a qualidade, a boa aceitação do cardápio do RU pelos estudantes tem rendido várias postagens e comentários nas redes sociais.

Na manhã desta quarta, uma postagem de um estudante da Universidade dispensava um carinhoso elogio ao nosso restaurante: “Nunca é demais elogiar, então quero dizer que essa comida do RU tá muitoo gostosona [sic]. E esse feijão deveria ser o feijão oficial. Obrigado pras pessoas que trabalham lá”. A mensagem é de Rafael Augusto Frizzo, estudante do quarto semestre do curso de Medicina e bolsista da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Ele frequenta o RU todos os dias há dois anos e diz que fica feliz em poder elogiar o esforço realizado para servir tantas pessoas. “Tenho poucas reclamações, raras. Agora, com o RU novo, ficou bem melhor, a fila ficou mais rápida e o ambiente está mais limpo e higiênico. Eu vejo o esforço dos trabalhadores, que são todos muito simpáticos”, afirma.

As nutricionistas do restaurante atribuem o sucesso das refeições à união de esforços dos funcionários e ao estímulo da Pró-Reitoria. “A gente tem dado o sangue aqui. Estamos todos muito empenhados em fazer o melhor. Desde o incentivo da PRAE, a organização das nutricionistas que preparam o cardápio com antecedência, a aquisição de produtos de qualidade, os funcionários sempre bem dispostos até o auxílio financeiro da fundação, tudo colabora para este resultado”, afirma Daniele dos Anjos, nutricionista responsável pelo jantar.

A coordenadora Moema Zambiazi compara o trabalho do RU a uma engrenagem, em que se somam as ações da PRAE e da Pró-reitoria de Infraestrutura. “Se a Prainfra não estiver junto, não adianta ter um bom cardápio”, afirma Moema.

Nas filas dos dois restaurantes do centro, as falas são de aprovação. Danilo Teixeira, da Engenharia de Produção, e William Caueiro, do Design Digital, não se incomodam com a espera. “A comida está muito boa. A fila não assusta, já esteve maior. Só não está maior porque tem aquele outro ali”, afirma Danilo apontando para a Casa do Estudante.

Novos ingredientes a essa receita

Nos comentários das redes sociais, foi citada a presença de um ingrediente pouco comum do cardápio gaúcho: o feijão carioca ou feijão de cor. As nutricionistas afirmam que acrescentaram este e outros ingredientes, como a farinha de mandioca e a pimenta, devido a uma demanda dos estudantes vindos de outros estados. “Tudo começou com o feijão carioca, que aqui não é muito utilizado. Atendendo aos pedidos, começamos a oferecer”, afirma Moema.

Além dos pratos, o RU terá novidades também na cozinha. A partir de segunda-feira (21), assumem mais uma nutricionista e uma gastrônoma. “A gastrônoma dará um apoio na otimização do cardápio, verificando se está bem feito, preparação molhos diferentes, atendimento à alimentação dos vegetarianos. Ela vem para somar”, explica a coordenadora. A profissional de Gastronomia também ajudará os cozinheiros e os auxiliares de cozinha a conhecer nomes, identificar cortes e preparar alimentos diferenciados através de um workshop.

Segundo a coordenadora, a inserção de profissionais da área é uma oportunidade para que estes possam adquirir conhecimentos para atuar em grandes restaurantes. “O gastrônomo geralmente é preparado para trabalhar em restaurante pequeno, de preparação a la carte. Esta experiência ajudará para que tenha conhecimento para trabalhar também em restaurantes industriais, de grande porte”, afirma Moema.

Publicado em 17/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.