Reitor reúne-se com Secretário de Trânsito de Pelotas

DSC_7531O Secretário Municipal de Transportes e Trânsito de Pelotas, Claudio Montanelli, esteve reunido na manhã desta terça-feira (16) com o reitor da Universidade Federal de Pelotas, professor Mauro Del Pino, com a finalidade de apresentar projetos na área de educação no trânsito. Também estiveram presentes o chefe do setor de educação da SMTT, Átila Silveira, e o assessor da reitoria Paulo Koschier.

De acordo com Montanelli, secretário desde setembro, o número de autuações cresceu de 14 mil em 2014 para 30 mil em 2015, um “aumento absurdo”, em suas palavras. Este fato teria motivado a criação de novas campanhas de educação e conscientização por parte da Secretaria. O líder da pasta municipal afirma que tem o desejo de que a SMTT não seja um órgão arrecadador, mas sim conscientizador. “Queremos perseguir a meta de reduzir o número de infrações e acidentes e transformar o trânsito em um espaço mais humano”, disse ele na reunião.

Para tal fim, o secretário elaborou, em conjunto com outras entidades, a proposta da criação de uma disciplina, voltada para educação básica, de educação no trânsito, que está em processo de encaminhamento para o Ministério da Educação. A ideia é que seja uma matéria optativa, de forma a conscientizar as novas gerações sobre o tema.

O reitor aconselhou o secretário, devido a dificuldade em serem aprovadas novas propostas de disciplinas, outros caminhos para que o tema seja incluído na educação básica. A principal orientação dada foi a da implantação do tema de forma transversal, a partir de regulamentação aprovada pelo Conselho Municipal de Educação. Segundo ele, essa seria uma forma de que o assunto fosse abordado pelos professores de diversas disciplinas, trazendo o debate para dentro de sala de aula a partir de diversas perspectivas.

Del Pino, além disso, colocou-se à disposição de Montanelli para auxiliar no que for necessário, conduta acompanhada por ele, afirmando que a Secretaria está aberta a demandas da Universidade.

Aproveitando a visita do secretário, foi relembrada a demanda apresentada à Prefeitura em relação à possibilidade de mudança de itinerário do Transporte Circular de Apoio na região do Porto. A proposta da UFPel é de que o ônibus possa contornar a praça Domingos Rodrigues, de forma a recolher os passageiros junto às portas de entrada tanto da Cotada quanto da antiga Alfândega, devido à sensação de insegurança existente no local. Montanelli afirmou que vai se inteirar do andamento do processo e disse acreditar que é possível a mudança: “O pedestre é a parte frágil do processo”.

Outra demanda apresentada é a mudança do ponto de ônibus localizada em frente ao Campus Anglo, que, a partir do pedido da UFPel, passaria de uma calçada para a outra, localizada perpendicularmente.

Publicado em 17/03/2016, na categoria Notícias.