Novas exposições do MALG são inauguradas

DSC_0082O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (Malg) iniciou nesta quarta-feira (16) duas exposições: Só Lâmina, exposição de Nuno Ramos, realizada em parceria com SESC/RS, e Memórias de Leopoldo Gotuzzo – 1909-1918, com curadoria de Joana Lizott.

A mostra Memórias de Leopoldo Gotuzzo: 1909-1918 conta com álbum de fotografias, objetos e quadros do pintor Leopoldo Gotuzzo, patrono do Museu. As fotografias pertencem ao álbum pessoal do artista e são do período em que o pintor, com o apoio do pai, começou a estudar no atelier do professor Joseph Noel, em Roma.

Os desenhos de cabeças também foram elaborados na aula do professor Noel e foram produzidos através da observação da figura humana, com modelos vivos. O pintor foi premiado pelo Salão Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro pelas obras Mulher de vestido, Estudo de Figura e Repouso, esta presente na exposição.

Já a exposição Só Lâmina, do pintor Nuno Ramos, é uma série de onze pinturas e instalação sonora, que busca ser uma experimentação mesclando poesia e música. Cada lâmina contém um verso e as pinturas foram realizadas com materiais como pedra, areia, vidro e metal.

DSC_0100Inauguração

A diretora do MALG, Juliana Angeli, iniciou a cerimônia de abertura das exposições agradecendo o apoio da equipe do SESC, da Pró-Reitoria de Infraestrutura, da Sociedade dos Amigos do Museu (Samalg), da equipe e dos alunos voluntários.

A curadora da exposição do patrono do Museu, Joana Lizott, destacou em sua fala que o seu interesse pelos detalhes da vida de Leopoldo Gotuzzo foi aguçado durante a organização da exposição. Um dos principais fatos apontados por Joana foi a descoberta do álbum de fotografias, considerado por ela o principal objeto, pois ele mostra como era a sua vida como estudante na Europa.

Já o gerente da unidade Pelotas do SESC, Luiz Fernando Parada, agradeceu a UFPel pelo apoio dado em várias atividades da instituição, em especial ao Pelotas Jazz Festival. Ele afirma que foi essa parceria que permitiu a realização da mostra de Nuno Ramos. “Foi a parceria da UFPel permitiu que esta exposição acontecesse”, disse.

Ursula Rosa da Silva, diretora do Centro de Artes, salientou que o MALG não é mais apenas um espaço da UFPel, mas de toda a população de Pelotas. Para a docente, o Museu pode ser um espaço para que especialmente os ingressantes possam conhecer ainda mais sobre o rosto cultural da cidade onde passaram a habitar.

Finalizando os discursos da abertura, o reitor Mauro Del Pino chamou a atenção para o fato de que o MALG é espaço para mostrar a arte de alta qualidade realizada na região. Ele também destacou o projeto da Laneira, que será a Casa dos Museus da UFPel. Del Pino explicou que sua estrutura, além de receber museus da Universidade, Centro de Eventos e os cursos de Museologia e de Conservação e Restauro, também abrigará o Centro Regional de Cuidados Paliativos. “O espaço proporcionará que as famílias dos pacientes e da população usufruam de uma programação cultural e cursos de extensão, o que criará um centro de convívio cultural”, disse.

A entrada para as exposições é gratuita e o período de visitação é de 17 de março a 1º de maio.

Publicado em 17/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.