Curso de Medicina promove acolhida

DSC_7578O curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) está promovendo, para os alunos ingressantes em 2016, uma semana de acolhida que visa a integração dos calouros e ainda dar um suporte institucional, formando um grupo de apoio. A semana conta com aula inaugural, roda de conversa dos alunos veteranos com os recém-chegados para trocas de experiências e apresentações das dependências da Universidade, como o setor de Bibliotecas, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), o Diretório Acadêmico Naum Keiserman (DANK) e a Associação Atlética Leiga (AAE). A programação inclui, ainda, um tour pela cidade, para a devida apresentação dos pontos turísticos e campi diversos da universidade.

Para o ingressante Luiz Paulo, do Rio de Janeiro, essa semana está sendo interessante, pois a instituição está proporcionando o apoio que precisa ao chegar à cidade. “Nas outras universidades que ingressei, eram os alunos que organizavam as acolhidas e não a instituição. Nós íamos conhecendo os detalhes ao longo da caminhada”, disse.

A semana de acolhida teve início na segunda-feira, dia 14 de março, e termina nesta sexta-feira, dia 18. Nesta quinta-feira (17), os alunos puderam ouvir orientações da pró-reitora de Assuntos Estudantis, Ediane Acunha, e das representantes do setor de Bibliotecas, Carmen Giusti e Elionara Rech.

Segundo o coordenador do curso, Marcelo Capilheira, o sentido maior dessa semana é apoiar os estudantes, dando sequência no trabalho iniciado no final do ano passado com o serviço de Psicologia destinado a atuar em aspectos ligados a problemas emocionais vividos por grande parte dos alunos do curso, como auxiliar no controle da ansiedade e depressão e na diminuição do grande volume de uso de medicação e álcool.

Publicado em 17/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.