APL Saúde promove palestra sobre Cluster de Tecnologias

apl_umNo dia 10 de março, foi realizado, no Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), um evento promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Complexo Industrial da Saúde. O encontro teve como palestrante Susana Kakuta, presidente do Badesul. O tema central da palestra foi o Cluster de Tecnologias para Saúde como uma opção para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.

apl_doisO evento contou com a presença da comunidade acadêmica, de toda equipe do APL Saúde e de representantes de entidades parceiras: Yller, Detecta DNA, Lifemed, Contronic, Amplivox, Freedom, Prefeitura de Pelotas, CIPEL, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

apl_tresA mesa de abertura contou com a presença do diretor executivo do APL Saúde, Michael Bressel; do coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Rafael Guerra Lund; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Fernando Estima; e do presidente do CIPEL, Ricardo Michelon. Na ocasião, foi reforçada a importância de eventos desse porte, com palestrantes renomados e a necessidade de buscar sinergia no desenvolvimento regional e tecnológico.
O Cluster de Tecnologias para Saúde tem como finalidade ser referência na geração de conhecimento e na produção de tecnologias a serviço da medicina e da saúde, com a visão de três componentes importantes – poder público, empresas e entidades. A iniciativa é uma resposta à parceria com o cluster alemão Medical Valley.

Além de toda a caracterização de estado, a presidente do Badesul elencou as possibilidades e necessidades do setor na Saúde tanto na Região, quanto no Rio Grande do Sul e no país. Ela abordou políticas de fomento entre empresas, universidades e órgãos estaduais, identificado projetos que visam potencializar o desenvolvimento tecnológico – política de grande interesse para as empresas parceiras do APL Saúde, bem como as instituições de ensino ligadas à Governança -, como por exemplo, os programas Criatec 2 e Criatec 3.

O evento teve a proposta de compartilhar informações, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de interesse do APL Saúde e de todos os envolvidos.

O evento contou com o apoio institucional do CIPEL, da Prefeitura de Pelotas, da UFPel e da UCPel.

Publicado em 17/03/2016, na categoria Notícias.