APL Saúde promove palestra sobre Cluster de Tecnologias
No dia 10 de março, foi realizado, no Centro das Indústrias de Pelotas (CIPEL), um evento promovido pelo Arranjo Produtivo Local (APL) Complexo Industrial da Saúde. O encontro teve como palestrante Susana Kakuta, presidente do Badesul. O tema central da palestra foi o Cluster de Tecnologias para Saúde como uma opção para o desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul.
O evento contou com a presença da comunidade acadêmica, de toda equipe do APL Saúde e de representantes de entidades parceiras: Yller, Detecta DNA, Lifemed, Contronic, Amplivox, Freedom, Prefeitura de Pelotas, CIPEL, Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade Católica de Pelotas (UCPel), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
A mesa de abertura contou com a presença do diretor executivo do APL Saúde, Michael Bressel; do coordenador de Inovação Tecnológica da UFPel, Rafael Guerra Lund; do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Pelotas, Fernando Estima; e do presidente do CIPEL, Ricardo Michelon. Na ocasião, foi reforçada a importância de eventos desse porte, com palestrantes renomados e a necessidade de buscar sinergia no desenvolvimento regional e tecnológico.
O Cluster de Tecnologias para Saúde tem como finalidade ser referência na geração de conhecimento e na produção de tecnologias a serviço da medicina e da saúde, com a visão de três componentes importantes – poder público, empresas e entidades. A iniciativa é uma resposta à parceria com o cluster alemão Medical Valley.
Além de toda a caracterização de estado, a presidente do Badesul elencou as possibilidades e necessidades do setor na Saúde tanto na Região, quanto no Rio Grande do Sul e no país. Ela abordou políticas de fomento entre empresas, universidades e órgãos estaduais, identificado projetos que visam potencializar o desenvolvimento tecnológico – política de grande interesse para as empresas parceiras do APL Saúde, bem como as instituições de ensino ligadas à Governança -, como por exemplo, os programas Criatec 2 e Criatec 3.
O evento teve a proposta de compartilhar informações, trocar conhecimentos e fortalecer a rede de interesse do APL Saúde e de todos os envolvidos.
O evento contou com o apoio institucional do CIPEL, da Prefeitura de Pelotas, da UFPel e da UCPel.