César Victora mostra como pesquisas transformam-se em políticas públicas

DSC_0053DSC_0065O professor e pesquisador César Victora, da Epidemiologia da UFPel, proferiu a Aula Inaugural da Faculdade de Medicina, no fim da tarde desta terça-feira (15), no auditório da unidade. O renomado pesquisador falou sobre como as pesquisas feitas na área de Epidemiologia da Universidade foram transformadas em políticas públicas, não somente no Brasil, mas no mundo todo. A atividade fez parte também da programação de recepção dos calouros do curso de Medicina.

Victora listou alguns dos principais trabalhos realizados no Centro de Pesquisa, que agora indicam procedimentos a serem seguidos na área da saúde, especialmente no que diz respeito à saúde materno-infantil e ao desenvolvimento humano.

Entre as pesquisas referidas pelo professor, a que recomenda o aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida; a nova curva de crescimento infantil adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e em uso em 140 países; e a que apontou que os primeiros mil dias, aí incluindo-se a gestação e os dois primeiros anos de vida, tem reflexo direto no que será o indivíduo mais tarde, em termos de saúde, produtividade e até felicidade.

O médico, formado na própria UFPel, falou ainda sobre pesquisas como a que trata sobre a amamentação a longo prazo, que ajuda a evitar doenças na mãe e na criança e que parece também refletir positivamente nos níveis de escolaridade e de renda obtidos na vida adulta. O monitoramento dos objetivos do milênio, em aspectos como o desenvolvimento humano e envelhecimento, também foi referido por Victora, a uma plateia formada não somente por ingressantes, mas também por veteranos da Faculdade de Medicina da UFPel.

O último trabalho apresentado pelo investigador, e o mais recente, conforme ele concluído na manhã da própria terça-feira, a pedido do Governo Federal, foi uma curva de medição de microcefalia. Após sua apresentação, Victora conversou com os alunos e docentes e respondeu a questões relativas aos temas abordados.

Desenvolvimento

Ao falar na mesa de abertura do evento, o coordenador do curso de Medicina, Marcelo Capilheira, lembrou que as atividades desenvolvidas nesta semana objetivam o aprimoramento do curso, bem como todo o planejamento desenhado para a unidade. Já a diretora da Faculdade, Vera Silveira, ressaltou a nova fase em que a unidade está entrando, de criação de novos grupos de pesquisa e que poderá resultar na criação de um novo mestrado vinculado à Faculdade.

Após dar as boas vindas aos estudantes, o reitor Mauro Del Pino, presente no evento, afirmou que a aula iria contribuir na formação acadêmica dos alunos. Disse que a trajetória de César Victora e todo o trabalho feito na Epidemiologia são estímulos para todos e sublinhou o fato de o reconhecido pesquisador ser formado na UFPel.

A programação de acolhida aos calouros da Medicina prossegue ao longo da semana.

Publicado em 16/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.