Projeto GAMA encerra a primeira edição do ano de Curso Preparatório para o Cálculo

No último sábado (12) foi concluído o Curso Preparatório para o Cálculo, oferecido pelo Projeto Grupo de Apoio em Matemática (GAMA). A atividade, iniciada no dia 7 de março, teve por objetivo reforçar conteúdos de matemática de nível básico para alunos que possuem esse tema em sua grade curricular.

O curso foi oferecido em duas turmas com 60 vagas cada e contou com a participação de alunos de 7 unidades acadêmicas da UFPel. Além disso, o grupo responsável pelo projeto conta atualmente com a participação de 20 bolsistas e sete professores.

O coordenador do GAMA, professor Cícero Nachtigall, salienta que os conteúdos trabalhados no curso, como conjuntos numéricos e intervalos, operações com frações, radiciação, simplificação de frações algébricas e inequações do primeiro e segundo grau, por serem conteúdos de matemática básica, não constam nas ementas da maioria das disciplinas de matemática no ensino superior. No entanto, ele ressalta, é de extrema importância de revisar tais conceitos, que são fundamentais para a aprendizagem dos conceitos matemáticos de disciplinas como Cálculo, Álgebra Linear e Geometria Analítica, entre outras.

Projeto GAMA

O projeto GAMA, chamado inicialmente de Projeto Tópicos de Matemática Elementar: Matemática Básica – Iniciação ao Cálculo (TME,) existe desde 2010, tendo como principal objetivo reforçar conceitos em matemática de ensino básico e superior, através de Cursos Preparatórios para o Cálculo, aulas de reforço e de monitoria ao longo do semestre letivo. Como consequência destas ações, pretende-se melhorar a aprendizagem de matemática e, consequentemente, diminuir os índices de reprovação e evasão dos alunos participantes nas disciplinas iniciais de matemática de diversos cursos de graduação. O projeto conta atualmente com 20 bolsistas de vários cursos da UFPel.

Mais informações, como formas de auxiliar o projeto, podem ser encontradas neste link. http://wp.ufpel.edu.br/projetogama/

Publicado em 14/03/2016, na categoria Notícias.