Nota Oficial sobre matrículas especiais no Ceng

A Administração Central da Universidade Federal de Pelotas, diante do episódio da fila formada durante o processo da matrícula especial para disciplinas junto ao Centro de Engenharias (Ceng), na noite desta segunda-feira (14), vem a público esclarecer o que segue.

De acordo com dados levantados pelos cursos, houve, nesta última ação de matrícula especial, um fluxo atípico de estudantes buscando essa modalidade, com a finalidade de obter posições iniciais na lista de espera com a chegada antecipada aos locais designados.

A Universidade tomou atitudes imediatas, na pessoa do diretor responsável pela unidade citada, professor Cláudio Duarte, que ao saber da concentração de candidatos a tais vagas deslocou-se imediatamente ao Ceng para garantir uma lista de espera justa e que não acarretasse na necessidade de que eles permanecessem no local, correndo riscos desnecessários.

Cabe aqui salientar que as regras e metodologias de matrícula nessa modalidade são estabelecidas pelos colegiados de curso.

É importante salientar que a administração central vem trabalhando para tornar o processo de matrícula transparente e eficaz. Uma das primeiras medidas tomadas foi implantar integralmente o Cobalto para a área acadêmica, tendo concluído, inicialmente, matrícula eletrônica para os veteranos e, posteriormente, a matrícula a partir de formulário eletrônico para os estudantes ingressantes.

Dando sequência a política de implementação do sistema acadêmico, a próxima etapa prevista pela administração é a implantação de uma funcionalidade no sistema acadêmico Cobalto para o processo de matrícula especial, que será discutida e pensada por meio do diálogo entre os coordenadores de cursos de graduação e órgãos da reitoria, eliminando definitivamente as filas e estabelecendo critérios objetivos que permitam ao estudante, a exemplo das demais matrículas, solicitá-la diretamente pela internet.

Publicado em 14/03/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.