Início do conteúdo

Márcia Tiburi palestra na Calourada sobre Ética, na segunda (21)

A professora Márcia Tiburi dará a palestra de abertura da Calourada do primeiro semestre de 2016 da UFPel, na segunda-feira, dia 21 de março, às 19h, no Auditório da Faculdade de Direito. O tema será Ética: desafio do pensamento e da ação na sociedade contemporânea.

A palestra tem, em primeiro lugar, um objetivo didático, o de definir ética, seus aspectos fundamentais, tais como o pensar, o agir, valores sociais, o discernimento, o julgamento, o respeito, a responsabilidade, a questão da alteridade e da subjetividade. Por meio de uma exposição em linguagem clara busca-se tratar de aspectos relativos ao comportamento no âmbito dos relacionamentos humanos, tais como como dignidade da pessoa humana, respeito e responsabilidade pessoal e social. A intenção é permitir a reflexão dos participantes com vistas à compreensão sobre a ação nos diversos níveis da vida, tanto no que diz respeito à família, quanto e, sobretudo, à esfera do trabalho. Neste aspecto a palestra prevê um espaço para pensar o ser social, o cidadão.

Propondo questões e levantando exemplos, a palestra deve também levar a pensar sobre o estado da subjetividade – “como nos tornamos quem somos?” e “o que estamos fazendo uns com os outros” – na sociedade contemporânea em total transformação relativamente ao modo de pensar e agir diante da era digital. Como isso afeta nossa conduta no âmbito da vida profissional.

Sobre a palestrante

Marcia Tiburi é escritora e filósofa. Graduada em filosofia e artes e mestre e doutora em filosofia pela UFRGS. Publicou diversos romances e livros de filosofia, entre eles As Mulheres e a Filosofia (Ed. UNISINOS, 2002), Mulheres, Filosofia ou Coisas do gênero (2008), Filosofia em Comum (Ed. Record, 2008), Filosofia Brincante (Record, 2010), Olho de Vidro (Record 2011), Sociedade Fissurada (Record, 2013), Filosofia Prática, ética, vida cotidiana e vida virtual (Record, 2014), Como Conversar Com um Fascista. Marcia Tiburi é conferencista e colunista da Revista Cult.

O restante da programação da Calourada será divulgado em seguida.

Publicado em 14/03/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.