Cursos de Cinema inauguram acervo digital da produção audiovisual

tela_site_divulgacaotela_site_integraOs cursos de cinema do Centro de Artes da UFPel lançam, nesta segunda-feira (14), um website da produção audiovisual realizada no âmbito das graduações. A página disponibiliza livre acesso à comunidade do acervo digital de grande parte dos produtos audiovisuais realizados pelos cursos, desde o ano de 2007, no início da formação, até 2015. Estão disponíveis mais de 80 produtos audiovisuais em formato curta-metragem.

No site é possível acessar a produção pela divisão em quatro categorias: ficções, documentários, animações e produções experimentais. Além dos filmes disponíveis na íntegra, é possível conferir a ficha técnica com elenco, equipe e contato com os diretores. Também há informações em cada um sobre a formação ofertada pelos cursos, como semestre de realização e professores orientadores. Todos os filmes foram classificados em acordo com o sistema Indicativo do Ministério da Justiça, com a divisão dos produtos por faixas etárias.

O acervo conta um pouco da história dos cursos que, em 2016, completa nove anos. Está disponível a primeira produção audiovisual realizada, o documentário Olhares, feito com as impressões dos alunos da primeira turma do curso de Cinema e Animação sobre espaços urbanos de Pelotas, no ano de 2007. Também destacam-se diversos filmes realizados que representaram a Instituição em festivais e mostras de cinema.

O projeto do website vinha sido desenvolvido nos cursos desde 2013 e somente agora pode ser concluído. Além do próprio website, a disponibilização dos filmes obedece a uma dinâmica de gestão dos produtos no sentido de preservação e do engajamento com janelas de exibição preferenciais aos estudantes de cinema. Em vista disso, uma vez realizados, os filmes têm um período de resguardo de um ano antes de estarem na página para permitir a inscrição em festivais e mostras que solicitam ineditismo.

O website pode ser acessado pelo endereço curtas.ufpel.edu.br. Sempre nos intervalos entre os semestres letivos, haverá a inclusão de novos filmes à disposição de todos os interessados.

Publicado em 14/03/2016, na categoria Notícias.