UFPel dá início a mais um semestre letivo

DSC_0023DSC_2943DSC_9512Mais de 18,5 mil estudantes começaram as aulas do primeiro semestre de 2016 na UFPel no dia 14 de março. Eles frequentam 99 cursos de graduação, em seis campi espalhados em Pelotas e no Capão do Leão. Destes alunos, cerca de 3,5 mil são novos na Universidade. Eles são recepcionados na Calourada, realizada pela Administração Superior da Universidade, com atividades diversas, além das promovidas pelos cursos.  A Calourada já começou com a palestra de Márcia Tiburi, no dia 21, e prossegue em abril. A programação completa será divulgada em seguida. O semestre vai até 18 de julho, último dia de exames. O segundo semestre começa em 8 de agosto.

Especial

O ano que está começando será incomum para a Universidade. Até o fim de 2016, a Constituinte deverá terminar seus trabalhos de redação de documentos como os novos Estatuto, Regimento e Projeto Pedagógico da Universidade.

A Constituinte teve seus membros eleitos pela comunidade universitária em 2014 e começou seus trabalhos em 2015, ano em que foi elaborado, por uma comissão especial, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, o primeiro da Instituição. O PDI aponta para onde a Universidade deve direcionar suas ações até 2020. Confira no arquivo Resolução 13_2015_PDI .

Outro fato importante para a Universidade em 2016 será a eleição para a Reitoria, já que o atual mandato se encerra em 12 de janeiro de 2017.

Calendário

Já definido pelo Cocepe (Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão) desde o fim de 2015, o Calendário Acadêmico marca as principais datas para a vida universitária e para o desenrolar de seus processos. Confira no arquivo  Calendário-Acadêmico-2016_v04-2-23FEV2016(1) .

Obras preparam para as aulas

Pinturas externas e internas, pequenas obras e instalação de novos equipamentos e mobiliários fazem parte do conjunto de ações da Administração Superior da Universidade para o começo de mais um ano letivo. As obras e melhorias são feitas no Capão do Leão e em Pelotas, em diversas unidades.

DSC_5566Destaque para as salas de aula. Todas terão, até o fim do semestre, computadores ligados à internet, projetores e telas. As salas do Campus Anglo, do Aulário do Capão do Leão e do Campus das Ciências Sociais ganharão, também ao longo do semestre, mais de 2,5 mil novas carteiras.

Serão exatamente 2.583 novas carteiras e 90 computadores que a Universidade está recebendo para colocar nas salas de aula, cujo processo de instalação já começou e vai se desenrolar durante o semestre.

Este trabalho faz parte do Programa de Qualificação de Espaços (PQE), realizado pela Coordenação de Gestão de Espaços da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel.

Pinturas

Num trabalho da Pró-Reitoria de Infraestrutura, foram feitas pinturas externas e internas no Instituto de Biologia, na Faculdade de Veterinária, nos Restaurantes do Capão do Leão e do centro de Pelotas, no Instituto de Ciências Humanas, na Faculdade de Educação, no Instituto de Filosofia, Sociologia e Política, na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e na Faculdade de Odontologia.

Pequenas obras

Na relação, ainda obras como do setor de Infectologia, da nova sala do microscópio eletrônico e dos reservatórios de água da Faculdade de Veterinária; do curso de Farmácia, no CCQFA; e do Restaurante Universitário, tudo no Campus Capão do Leão. Até o fim de março 50 bancos externos serão instalados naquele campus.

Na cidade, o RU da 15 de Novembro foi preparado para o começo das aulas. Da mesma forma o Restaurante da Casa também tem suas obras concluídas neste começo de semestre. Com isso, os dois estarão atendendo plenamente a demanda, diminuindo as filas e o tempo de espera. Ainda no centro da cidade, as obras do térreo da Faculdade de Odontologia e do segundo e terceiro andares do antigo prédio da Justiça do Trabalho estarão prontas em março. Também na cidade, 50 bancos externos serão colocados no primeiro mês de aulas.

A quadra de esportes da Escola Superior de Educação Física (Esef) recebe a instalação de novos reatores e lâmpadas, neste início de atividades de 2016.

Publicado em 11/03/2016, nas categorias Destaque, Manchete, Notícias.