Planejamento e orçamento marcam encerramento do Forplad

DSC_7181 (1024x678)A edição do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e Administração (Forplad), realizada em Pelotas pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em conjunto com a Universidade Federal de Rio Grande (FURG), chegou ao fim na tarde desta quinta-feira (10). Este último turno de FORPLAD foi marcado por um painel com representantes do MEC, abordando temas relacionados à Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (SPO) e ao Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior (DIFES), ministrados por Iara Ferreira Pinheiro, subsecretaria de Planejamento e Orçamento, Fernando Augusto Rodrigues Bueno, coordenador geral de Planejamento e Orçamento-CGPO/DIFES/SESu/MEC, e, Dulce Maria Tristão, diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições de Ensino Superior-DIFES.

No primeiro momento do painel, Iara Pinheiro falou sobre cortes e limites de crédito disponíveis no MEC. Mostrou tabelas com dados comparativos entre 2014 e 2016 para exemplificar que, apesar dos cortes, as finanças estão melhores que em 2015. “A parte financeira está melhor este ano, será um pouco difícil, mas ainda será mais fácil que 2015.” Iara tranquilizou os participantes em relação às verbas. Foi destacado também que nenhuma unidade irá ficar no prejuízo.

Os participantes foram alertados a ficarem de olho nos prazos sempre, e não deixar para a última hora para não haver problemas ou perder recursos por isso. Também foram incitados a verificar a portaria MPOG nº67/2016 e a lista de itens constante nela. A dirigente do MEC também comentou que no próximo mês serão vistos os impactos desta nova portaria.

Alguns avisos operacionais também foram feitos aos pró-reitores, como a migração do CIMEC ao CIOP  e que até o momento não aconteceram problemas em relação a esta mudança. Também foi alertado que é fundamental o plano de trabalho e que ele deve ser preenchido pelas IFES até o dia 30 de março.

No segundo momento do painel, os participantes foram alertados sobre a importância de preenchimento correto dos formulários, pois há divergências nos dados em relação à quantidade de cursos pelo E.mec/SERES e no CENSO/INEP.

DSC_7209 (1024x678)Outro assunto bastante presente, e comentado por todos os palestrantes, foi a questão das obras. Segundo os dados constantes no SIMEC, 70% das obras em andamento estão na fase de até 25% concluídas, ou seja, muitas ainda no início. Foi frisada a importância do preenchimento dos formulários sempre atualizados, pois há obras que estão no sistema como no início, mas na verdade já estão concluídas. Segundo Dulce Tristão (foto), isso é um sério problema de gestão. Ela alertou também que deve haver uma mudança na forma de coleta dos dados a partir do próximo ano.

Encaminhamentos

Após o terceiro e último painel, realizado na tarde de quinta feira (10), houve um momento sobre os encaminhamentos a serem feitos, quando o responsável foi o coordenador nacional do Fórum, Tomás Dias Sant’Ana. Os representantes das regionais fizeram algumas sugestões de encaminhamentos, como a solicitação de uma nota de solidariedade ao ato violento que ocorreu na Universidade Federal da Bahia, e também a criação de um grupo de trabalho onde estivesse presente representantes de cada regional.

Encerramento

O encerramento oficial do evento foi feito por Antonio Carlos de Freitas Cleff, Pró-Reitor Administrativo da UFPel, Luiz Osório Rocha dos Santos, Pró-Reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UFPel, e Mozart Tavares Martins Filho, Pró-Reitor de Planejamento e Administração da FURG.

O Pró-Reitor Luiz Osório iniciou agradecendo a presença de todos, e também a toda a equipe envolvida na organização do evento. Também deu algumas dicas aos participantes para facilitar a organização dos próximos eventos, como o que ocorrerá em junho na cidade de Vitória, no Espírito Santo.

“É uma satisfação muito grande receber vocês aqui na UFPel”, afirmou o Pró-Reitor Administrativo Antonio Cleff, em agradecimento a presença de todos.

Além dos agradecimentos e dicas, também foi feita uma pequena homenagem a todos da equipe envolvida na organização, todos foram chamados para a frente do palco e receberam um pequeno presente em agradecimento ao seu empenho.

Publicado em 11/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.