Início do conteúdo

Universidade Mais Humana: Sustentabilidade

TopoA Universidade Federal de Pelotas está cada vez mais caminhando em direção à valorização da vida. Nesta série de matérias de boas-vindas ao ano letivo, estão sendo apresentadas práticas, histórias de vida e maneiras de colaborar para que tenhamos cada vez mais uma instituição de ensino superior comprometida com a vida e mais humana.

Estão sendo abordados temas como racismo, homofobia, xenofobia, violência contra a mulher, AIDS e Doenças Sexualmente Transmissíveis, Alcoolismo e Drogas, Solidariedade, Cuidado com os Animais, Desperdício, Trote Solidário e Sustentabilidade.

São os estudantes, os professores e os servidores que fazem a UFPel ser o que ela é – e tornar-se tudo o que pode ser. Ao acolher sua comunidade acadêmica, a Universidade Federal de Pelotas deseja que cada um possa fazer de 2016 uma oportunidade para construir uma universidade mais humana.

Sustentabilidade

SustentabilidadeSustentabilidade é uma palavra que está em alta nos últimos anos. Ela tem sido citada em vários setores, no meio ambiente, na economia, educação e administração pública. Mas o que significa sustentabilidade? O que é ser sustentável?

Teoricamente, a palavra “sustentável” tem origem do latim “sustentare”, que significa sustentar, favorecer e conservar. Porém, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), sustentabilidade consiste em atender as necessidades das gerações atuais, sem comprometer a possibilidade de satisfação das necessidades de gerações futuras.

Na prática, a sustentabilidade está definida como a capacidade que o indivíduo ou um grupo de pessoas tem em se manter dentro de um ambiente sem causar impactos a esse meio. No entanto, ela não se limita somente a essa área. O desenvolvimento sustentável também está associado a outros setores da sociedade, como educação, economia e cultura.

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tem procurado estabelecer um desenvolvimento sustentável, apoiando projetos de pesquisa e extensão com a temática da sustentabilidade e também realizando ações internas, como abastecer o Restaurante Universitário com agricultura familiar, e externas, com a intenção de conscientizar as pessoas que não frequentam o ambiente universitário.

Projetos de extensão sustentáveis

O projeto Pró–Gestão de Resíduos, coordenado pelo professor de Gestão Ambiental Marcos Godecke em parceria com a Coordenação de Gestão Ambiental da Universidade e o Núcleo de Educação Ambiental e Resíduo, têm como objetivo dar um destino sustentável para os materiais recicláveis gerados nas dependências da UFPel.

Segundo o professor Godecke, no ano passado os participantes do projeto realizaram várias ações, como confecção de materiais informativos e intervenções no campus com projeção de material sobre a Coleta Seletiva. Foram coletados, entre abril e novembro do ano passado, mais de 360 bags (sacos coletores). “Para esse ano, um dos nossos objetivos é aumentar a quantidade de coleta”, afirma o professor.

Já com o foco no público que não frequenta a Universidade, ano passado começou o primeiro curso para Formadores de Agentes Ambientais (FAAP), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Desporto (SMED). O projeto de extensão visa formar alunos do Ensino Fundamental do município para atuarem como agentes ambientais e capacitar professores da rede pública para falar sobre sustentabilidade em sala de aula.

Foram mais de 1,5 mil alunos abrangidos diretamente pelo material pedagógico do FAAP e pela atuação de 45 professores formados. De acordo com Godecke, os resultados do projeto foram positivos, mas, para este ano, a proposta deve ser diferente. “Também queremos envolver as famílias através de materiais impressos, como cartilhas, material digital e palestras. A ideia é sair do ambiente escolar”, conta ele.

Universidade sustentável

Desde novembro de 2013, através da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), a UFPel começou a promover mudanças no Restaurante Universitário, com a inclusão de alimentos orgânicos oriundos da agricultura familiar, livres de agrotóxicos e outras substâncias no cardápio do Restaurante. A iniciativa realizada pela universidade teve visibilidade internacional e, em 2014, o Restaurante recebeu a visita de jornalistas e empresas alemãs interessados no projeto da instituição.

Outra iniciativa da UFPel começou em 2014, com uma medida progressiva de troca dos copos descartáveis por canecas de plástico distribuídas entre a comunidade universitária para o uso pessoal de alunos, servidores docentes e técnico-administrativos. A ação teve como objetivo estimular a substituição de descartáveis na instituição, nos restaurantes universitários, reduzir custos e o impacto ambiental.

Segundo a coordenadora e nutricionista do Restaurante Universitário, Moema Zambiazi, outras medidas foram tomadas para evitar o uso de recicláveis. “Também retiramos a sobremesa que usava copos descartáveis de 100 ml. Hoje, servimos frutas, uma opção que é muito mais saudável”, conta a nutricionista. Este ano, um dos objetivos da coordenação do RU é procurar uma solução para diminuir o uso de guardanapos de papel e de palitos de dente no Restaurante.

Sustentabilidade no cotidiano

Para um consumo sustentável, é importante memorizar os quatro “R”: reduza, reutilize, recicle e repense.

Sustentabilidade no dia-a-dia!

icones_ecologia_2016-06

– Recicle o lixo e reaproveite;

icones_ecologia_2016-03

– Economize energia: apague as luzes desnecessárias na casa e no trabalho;

icones_ecologia_2016-05

– Diminua o desperdício de água;

icones_ecologia_2016-01

– Evite a indústria dos descartáveis. Adote uma caneca e substitua sacolas plásticas por recicláveis;

icones_ecologia_2016-07

– Use menos o carro. Ande de bicicleta, caminhe e utilize mais transportes públicos;

icones_ecologia_2016-02

– Compre o que é realmente necessário;

icones_ecologia_2016-04

– Escolha produtos que utilizem menos recursos naturais e escolha empresas que garantem um emprego decente aos que produzem.

 

Leia Também:

Trotes Solidários

Solidariedade

Alcoolismo e drogas

Homofobia

Publicado em 10/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.
Marcado com as tags universidade mais humana.