Exposição “Objetos [Nada Banais] da Infância” está em SC

1A exposição “Objetos [Nada Banais] da Infância”, do Museu das Coisas Banais da Universidade Federal de Pelotas (MCB/UFPel), está mais próxima das crianças do município de Indaial, em Santa Catarina. A mostra está em exibição na Escola Básica Municipal Maria da Graça dos Santos Salai. Por meio da proposta, os jovens estudantes poderão observar fotografias de crianças com seus objetos. A proposta da exposição é despertar uma reflexão sobre a importância atribuída, desde a infância, a objetos do cotidiano que, em geral, não têm outro valor que o afetivo.

2O material foi entregue pelo estudante de Museologia da UFPel Rafael Chaves, à professora Clara Aniele Schley, que destacou o trabalho realizado e falou sobre como o Museu inspirou uma ação realizada em sua Escola. De acordo com ela, a iniciativa é importante nas relações afetivas no ambiente escolar. “Vejo esse projeto como um desafio. Ao mesmo tempo, se começa, por meio de ações, gestos e curiosidades dos alunos a tornar as aulas um laboratório de troca de saberes e de formação cultural”, ressaltou.

A exposição “Objetos [Nada Banais] da Infância” reúne imagens feitas em 2015 na Escola Municipal Dr. Joaquim Assumpção e na Escola Santa Mônica em Pelotas, envolvendo 38 crianças e seus universos e objetos particulares. De acordo com Chaves, a proposta promove a percepção estética, proporcionando aprendizados e troca de saberes.

Para a coordenadora do Museu das Coisas Banais, Juliane Serres, receber o retorno da professora de Santa Catarina foi muito importante. “Sabemos que um museu no ciberespaço como o MCB tem um grande potencial de público, mas muitas vezes não chegamos a saber seu real alcance. Pelo relato da professora, as crianças ficaram fascinadas em saber que seus objetos podiam chegar em um museu, o que mostra a importância do papel da professora como ponte entre o museu e a Escola”, avaliou.

O Museu que aproxima
A professora Clara destaca que, ao trabalhar com seus alunos, vários foram os momentos que proporcionaram conhecimento, resgate da infância e aprendizagem. Segundo ela, através dos relatos, as troca de saberes que foram estabelecidas através das narrativas estavam carregadas de emoção, contendo sentimentos como a saudade de momentos e pessoas. Depois dos relatos, os alunos puderam registrar um objeto afetivo de sua caixa de lembranças no site do Museu das Coisas Banais, compreendendo que compartilhar suas memórias com outras pessoas pode, sim, despertar um museu que está vivo dentro de cada um.

Conforme Chaves, por meio de ações conjuntas, Museu e escola podem se aproximar efetivamente, auxiliando na formação  humana-sensível dos alunos, construindo caminhos  para uma mediação cultural para Museu por todos.

A exposição ficará na Escola Básica Municipal Maria da Graça dos Santos Salai até o dia 11 de abril.

Publicado em 10/03/2016, na categoria Notícias.