Segurança na volta às aulas é pauta de reunião entre reitor e comandante da BM

DSC_0002O reitor da Universidade Federal de Pelotas, Mauro Del Pino, recebeu na manhã desta quarta-feira (9) o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Pithan, responsável pelo policiamento da cidade de Pelotas, para tratarem sobre ações de segurança no retorno às aulas da instituição, que ocorre na próxima segunda (14).

Tanto o reitor quanto o policial expressaram a preocupação que ambas organizações tem com a segurança dos estudantes nesse início de atividades. Segundo Pithan, no último ano, a maior parte das ações violentas, como roubos e agressões, ocorreu com pessoas que desconheciam a realidade da cidade. No entanto, o comandante afirmou que não houve crescimento na quantidade de ocorrências registradas na região do Porto, demonstrando uma estabilização na taxa de crimes cometidos.

Na opinião do militar, as situações que causam a abordagem por parte dos bandidos têm a tendência de permanecerem as mesmas: estudantes que andam separados dos demais, sozinhos ou com apenas uma pessoa a acompanhando, e que transitam ou permanecem em locais ermos. “A maior parte dos delitos ocorre nessas ocasiões”, afirma o comandante.

O tenente coronel destaca que a Brigada Militar tem como planejamento a ampliação do policiamento especialmente na região dos câmpus localizados na região do Porto, com o direcionamento de viaturas para estes locais. O reitor Del Pino lembrou também que os canais de diálogo entre a Universidade e a BM têm sido diretos e eficazes no sentido do combate ao crescimento da violência, sendo que um dos pontos lembrados pelo comandante foram os casos de homofobia e xenofobia ocorridos anteriormente, que puderam ser solucionados graças a essa parceria.

Dicas

Pithan também enumerou algumas orientações de segurança voltadas à comunidade para evitar maiores problemas. Em primeiro lugar, as principais delas são evitar o isolamento e deslocar-se em grupo, de modo a dificultar abordagens. Ele também diz que é uma boa prática a ativação de geolocalizadores disponíveis nos dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets.

Em caso de assalto ou agressão, o comandante afirma que é ideal que seja acionada a Brigada ou registrada ocorrência assim que possível: dessa forma, as chances de abordagem em flagrante ficam muito maiores. Isso também faz com que as estatísticas de segurança fiquem mais fiéis à realidade, o que gera um planejamento mais efetivo para o policiamento ostensivo.

Publicado em 09/03/2016, nas categorias Destaque, Notícias.