Professor do IB inicia pós-doutorado em Oxford

Na última sexta-feira (4), o responsável técnico pelo Grupo de Pesquisa e Laboratório de Ecologia de Parasitos e Vetores (LEPAV), ligado ao Instituto de Biologia da UFPel, professor Rodrigo Kruger, iniciou seu pós-doutorado na Escola de Geografia e Meio-Ambiente da Universidade de Oxford. O trabalho será realizado junto ao grupo de pesquisa “Biodiversidade, Ecossistemas e Conservação”, sob orientação do professor Robert Whittaker.

Krüger é financiado através de bolsa fornecida pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e irá desenvolver suas atividades na área de Biogeografia, um ramo da Ecologia que estuda a distribuição dos seres vivos no espaço e através do tempo. O projeto intitulado “Desenvolvimento de modelos estatísticos de distribuição da abundância e tamanho corpóreo e seu efeito nos padrões de riqueza de espécies” tem o propósito de identificar a influência do tamanho corpóreo de espécies de vetores de doenças como moscas e mosquitos nos padrões de distribuição da abundância (SAD) destas espécies e nos padrões de relacionamento espécie-área (SAR), a partir da avaliação de métodos estatísticos que são aplicados a SAD e que poderiam ser aplicados a outros padrões que considerem o tamanho corpóreo.

O projeto é fruto de outro desenvolvido na UFPel, junto ao Programa de Pós-Graduação em Parasitologia, chamado Diptera da Planície Costeira do RS (Diplan) e que já forneceu dados para duas teses de doutorado, cinco de mestrado e um trabalho de conclusão de curso de graduação. A colaboração com Oxford prevê ainda visitas a centros de excelência em Ecologia de Comunidades e Biogeografia em Portugal, França e Grécia.

Publicado em 08/03/2016, na categoria Notícias.