UFPel intensifica combate ao mosquito aedes aegypti

Post1-zikaA UFPel entrou firme nas ações de prevenção e combate ao mosquito transmissor do Zika vírus e da Dengue, o  Aedes aegypti.  Ações de prevenção e de sensibilização, campanhas publicitárias e divulgação de orientações fazem parte do conjunto de atividades realizadas.

A Pró-Reitoria de Infraestrutura, através da Coordenação de Gestão Ambiental, desde dezembro, vem realizando serviços de prevenção da proliferação do mosquito. As ações ocorrem, por exemplo, em áreas com piscinas e pátios de unidades.

Encontros nas unidades acadêmicas e administrativas serão realizados para informar e sensibilizar as comunidades de servidores, estudantes e de trabalhadores terceirizados sobre o tema. As ações de informação e de sensibilização deverão ser incluídas também na programação da Calourada, atividade de recepção aos estudantes ingressantes que ocorrerá no começo do semestre letivo.

Campanha

A Universidade deflagrou campanha de conscientização da comunidade sobre as medidas que devem ser tomadas. Desde o dia 29 de janeiro, a página da Universidade e suas mídias sociais passaram a publicar campanha sobre o tema.

Portal e sites institucionais

Os sites institucionais da Universidade Federal de Pelotas, inclusive o Portal UFPel, deram mais um passo na grande cruzada que o Brasil inteiro se encontra no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão dos vírus da dengue e das febres chikungunya e zika.

aedes-196x150Desde o dia 4, a partir de uma ação publicitária vinculada a barra de identidade visual dos sites do Governo Federal, mosquitos virtuais voam pelas telas de abertura das páginas e o cursor se transforma em um mata-moscas para atingi-los. No entanto, quando se tenta atingir o mosquito, uma mensagem aparece, lembrando que não basta matá-los e, sim, não deixá-los nascer, mote da campanha elaborada por Brasília.

O sistema é iniciado automaticamente nos sites que mantém a barra de identidade visual do Governo Federal. Mais informações sobre a ferramenta podem ser encontradas na página da Coordenação de Tecnologia da Informação.

A Rádio Federal FM reforça a mídia que trabalha na campanha, veiculando spots sobre a doença e sua transmissão.

Uma Comissão Especial, formada por servidores de áreas como Infraestrutura, Gestão Ambiental, Saúde e Comunicação, foi formada na Universidade, com a missão de coordenar as ações de sensibilização, mobilização, vistoria e limpeza, visando à prevenção e eliminação de possíveis focos do mosquito.

Hospital Escola

Unido à mobilização proposta pelo Governo Federal para o combate do mosquito da dengue, zika e chikungunya, o Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, reuniu os setores diretamente envolvidos à ação. Equipes da Hotelaria Hospitalar e de Infraestrutura inspecionaram unidades do HE a procura de focos do mosquito, indo também na obra do futuro Centro Regional de Cuidados Paliativos.

Além disso, o hospital está distribuindo material informativo da campanha dentro da instituição, alertando seus funcionários sobre precauções que devem ser tomadas para o combate ao mosquito. Desse modo, a partir da limpeza do local de trabalho, servidores federais irão se tornar agentes de saúde em suas próprias vizinhanças, ajudando a combater a microcefalia e demais doenças causadas pelo Aedes Aegypti.

A Administração Superior da UFPel pede a toda a comunidade universitária, dirigentes de unidades, servidores e estudantes, que realizem as medidas recomendadas para controle do aparecimento do mosquito, tanto em seus ambientes de trabalho e estudo quanto em suas próprias casas.

Publicado em 19/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.