MALG elabora projetos para comemorar seu trigésimo ano de atividades

malgO Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo da Universidade Federal de Pelotas (MALG/UFPel) terá cinco exposições de destaque este ano, para comemorar os 30 anos de atividade. Ligado ao Centro de Artes da UFPel, ele tem como missão conservar e divulgar as produções do pintor pelotense Leopoldo Gotuzzo e também comunicar o conhecimento em artes visuais.

As exposições ocorrerão durante todo o ano e o espaço contará com três exibições ligadas ao pintor Leopoldo Gotuzzo nas salas principais. Serão realizadas apresentações de obras do pintor que já foram exibidas no Museu, algumas que estão no acervo e uma exposição geral de Gotuzzo em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC).

Juntamente com o SESC, também haverá a exibição “Só Lâmina”, do artista contemporâneo Nuno Ramos, que reúne trabalhos visuais e instalação sonora.

Coordenada pelo Estúdio Dezenove, do Rio de Janeiro, ocorrerá uma exposição, ainda a ser confirmada, da obra gráfica da artista negra Maria Lídia Magliani, natural de Pelotas.

A museóloga Joana Lizott e a professora Carmen Regina Bauer Diniz serão responsáveis pela curadoria de algumas das exposições comemorativas dos 30 anos do Museu.

Arte e educação
Este ano, além das exposições, o Museu pretende realizar um projeto de ação educativa junto às escolas públicas, com a intenção de gerar conteúdo que possa ser discutido por professores e alunos em sala de aula. A ideia é também poder realizar atividades dentro do Museu e tornar possível o acesso à arte para esses alunos.

Exposições atuais
Vestígios – Curadoria Caroline Bonilha e Úrsula Rosa da Silva
A mostra Vestígios reúne várias obras da artista Harly Couto, de diferentes fases da artista, com produções da década de 80 até a atualidade.

GOTUZZO: uma coleção para além da pintura – Curadoria Nóris Leal
A mostra expõe fotografias, mobiliários, correspondências, objetos de uso pessoal e domésticos, utensílios de pintura, desenhos e quadros de Leopoldo Gotuzzo, mostrando a vida do pintor desde jovem artista.

As visitações são gratuitas e podem ser feitas de terça a domingo, das 10h às 19h. O MALG fica na Rua General Osório, 725.

Publicado em 18/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.