Guaiaca: O Repositório Institucional da UFPel

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel), integrada a um projeto em rede com diversas universidades públicas brasileiras, dispõe de seu Repositório Institucional, denominado Guaiaca. O Repositório tem como objetivo reunir, armazenar, organizar e preservar o conjunto da produção científica da UFPel em um único local virtual.

“A maioria dos materiais gerados como produtos de pesquisa muitas vezes encontram-se dispersos na instituição, ficando assim o acesso dificultado. O RI tem a função de minimizar esses problemas de acesso aos documentos, uma vez que permite reunir, preservar e divulgar a esses materiais produzidos na instituição em um só local”, explica Aline Herbstrith Batista, bibliotecária e integrante da equipe do RI Guaiaca que, atualmente, é composta por dois bibliotecários e um estagiário da Ciência da Computação. A produção científica da Universidade reunida em uma plataforma virtual também contribui para a ampliação da visibilidade da instituição e de seus pesquisadores.

Guaiaca é um cinto largo de couro que serve para guardar dinheiro e pequenos objetos, peça típica da vestimenta tradicional gaúcha. É onde o gaúcho guarda suas coisas de valor, por isso a escolha do nome.

Artigos de Periódicos, trabalhos apresentados em eventos, livros, capítulos de livros, dissertações e teses depositadas em uma única plataforma virtual fazem do Guaiaca uma ótima ferramenta de pesquisa que auxilia pesquisadores e estudantes, não somente da UFPel. Segundo Aline Batista, as áreas mais acessadas no período de agosto a dezembro de 2015 no RI Guaiaca foram Ciências Humanas, Ciências Agrárias e Ciências da Saúde. As tipologias mais acessadas são teses e dissertações e artigos de periódicos.

Existem três formas de deposito de materiais no RI, o auto-arquivamento, onde o próprio autor realiza o depósito do seu material, o depósito por curso/departamento, onde cada curso/departamento elege uma pessoa responsável pelas submissões e, também, o depósito via Sistema de Bibliotecas, onde a equipe do RI realiza o depósito de materiais. Para serem depositados, os documentos devem cumprir alguns pré-requisitos, como avaliação pelos pares; ser produzido por membros da comunidade acadêmica e ter autorização para publicação no Repositório.

As teses e dissertações são encaminhadas ao repositório automaticamente desde 2014. E caso haja interesse em disponibilizar artigos e trabalhos apresentados em eventos, os pesquisadores interessados devem entrar em contato com a equipe do Guaiaca pelo email repositório@ufpel.edu.br , ou pelos telefones (53) 3921-1406 e (53) 3222-2766. “A equipe do RI está à disposição para orientar sobre o funcionamento, regulamento e formas de depósito para os interessados, bem como dar treinamento aos depositantes”, afirma Aline Batista.

Acesse o material disponível no Repositório Institucional Guaiaca em http://repositorio.ufpel.edu.br/ e também visite sua página no Facebook : https://www.facebook.com/RepositorioInstitucionalGuaiaca .

Publicado em 18/02/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.