Hospital Escola recebe mais 133 colaboradores

04O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) – filial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu, nesta quarta-feira (03) seus mais novos funcionários. Foram 133 pessoas convocadas, nas áreas administrativa, assistencial e médica. Essa é a terceira chamada de profissionais aprovados no concurso da Ebserh, realizado no ano passado.

06A acolhida foi inicialmente conduzida pela superintendente do HE, Julieta Fripp, que fez a apresentação institucional do Hospital. Ela falou sobre o processo de franco crescimento da instituição de saúde, que deverá passar dos atuais 174 leitos para 210, possivelmente ainda neste primeiro semestre, e celebrou a chegada de mais colaboradores. “As melhores pessoas de suas áreas estão chegando para fazer a diferença”, disse.

DSC_3143Ao dar as boas-vindas aos aprovados, o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, ressaltou os desafios permanentes que instituições e profissionais têm na área da saúde. O reitor falou sobre as estratégias do governo federal para qualificar e mudar a estrutura existente e focar na educação continuada – um dos destaques da UFPel, por exemplo, com o Programa Mais Médicos e a capacitação de mais de 2 mil profissionais na área de Saúde da Família. Del Pino destacou, ainda, a natureza do HE, que, além de atender exclusivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) é espaço para formação de profissionais e produção de conhecimento. “Essa característica vai ser enriquecedora para vocês”, disse, convidando à integração nas atividades de ensino, pesquisa e extensão. Finalizando, o reitor destacou o processo de construção do novo Hospital Escola.

Durante o Programa de Integração, os novos colaboradores ainda assistiram a uma mensagem gravada do presidente da Ebserh, Newton Lima Neto. Em sua fala, além de apresentar brevemente a Ebserh, ele abordou o desafio de prestar uma assistência de excelência em um ambiente adequado para ensino e pesquisa. “A dimensão e a importância do nosso trabalho: oferecer serviços de referência, formação de qualidade e promover o conhecimento científico e tecnológico”.

Os participantes também puderam conhecer os gerentes de diversas áreas do Hospital e saber mais sobre o Plano de Desenvolvimento de Competências e Avaliação de Desempenho, atividades no contexto de um hospital de ensino, relações de trabalho, humanização, contratualização com o SUS e Linhas de Cuidado e Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

A acolhida continuou nesta quinta-feira (04), quando os novos colaboradores puderam se aproximar mais dos temas NR 32, serviço de controle de infecção hospitalar no HE, Núcleo de Segurança do Paciente e sistemas do HE. Além disso, puderam elaborar seus Planos de Trabalho junto a suas respectivas chefias e ser apresentados a escalas, horários e locais de trabalho.

Dos novos funcionários, 23 são da área administrativa, 85 da área assistencial e 25 da área médica. Para as técnicas em Enfermagem Cristina Martins, Sabrina Beloni e Leonice Sampaio, trata-se de uma nova etapa em suas vidas, cheia de expectativas positivas. “Nos dedicamos para estar aqui. Estudamos muito, dormimos pouco. Esse será um desafio novo”, comemora Cristina.

Publicado em 04/02/2016, nas categorias Destaque, Notícias.